quinta-feira, 4 de junho de 2009

Pontão Guaicuru lança edital para o Vídeo Índio Brasil 2009

O Pontão de Cultura Guaicuru realizará o VÍDEO ÍNDIO BRASIL 2009 no período de 10 a 16 de agosto e abre inscrições para produtores e cineastas de todo o Brasil com produções indígenas e não indígenas de curta, média e longametragem interessados em compor a programação do evento. O Edital está aberto no período de 01 de junho a 01 de julho e pode ser acessado no sítio www.oficinadecriacaoteatral.org.br .
A primeira edição do VÍDEO ÍNDIO BRASIL aconteceu no ano passado em Campo Grande, Corumbá e Dourados. As atividades atingiram de forma direta mais de 10 mil espectadores nas três cidades, em 8 locais, havendo grande repercussão em todo o País. O êxito foi tão grande que impactou as comunidades indígenas e os parceiros na organização, mobilizando a continuidade dos esforços para a realização.
Em 2009 o projeto amplia sua atuação para 14 localidades de seis cidades sul-mato-grossenses: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Caarapó, Sidrolândia e Bonito. Todas as atividades serão gratuitas, constituindo um aspecto importante para garantir a democratização, especialmente por estarem direcionadas para uma população menos assistida como as comunidades indígenas, excluídas do exercício de seus direitos culturais por sua condição étnica. A ideia básica do Vídeo Índio Brasil é possibilitar o acesso e a participação de índios e não índios à cinematografia que foi e está sendo produzida sobre a cultura dos povos indígenas e refletir conceitos e preconceitos.
O VÍDEO ÍNDIO BRASIL 2009 é organizado pela Associação Cultural Oficina de Criação / Pontão de Cultura Guaicuru em parceria com o CineCultura, a Associação Amigos do CineCultura, a Funai, a Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura e o Ministério do Turismo.
O Edital e a ficha de inscrição para o VÍDEO ÍNDIO BRASIL 2009 seguem em anexo.
Mais informações com Andréa Freire – Coordenadora do Vídeo Índio Brasil 2009 – tel: (67) 30266356 / 81364680

Nenhum comentário: