sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Trilha noturna do Parque do Prosa é opção de passeio

Acontece no próximo domingo (14) mais uma edição do novo atrativo turístico que está conquistando os amantes da natureza da Capital. Trata-se da trilha noturna do Parque Estadual do Prosa, que é realizado nas noites de lua cheia a cada mês.

Os visitantes são acompanhados por um guia capacitado, que explana noções de educação ambiental. O passeio dura cerca de duas horas e meia e não são raras as oportunidades de avistamento de animais silvestres, como cutias, tatus, quatis, lobinhos, capivaras, gambás, sagüis e até veados campeiros.

Porém não é só a fauna que encanta os aventureiros. É possível também conhecer as espécies vegetais nativas do cerrado, como o jaborandi, aroeira, copaíba, cumbaru, peito-de-pombo, jatobá, angico, ipê, além de flores que nascem nas matas ciliares, aquelas que acompanham o curso dos córregos.

“É um passeio seguro, feito para a família e para os amantes da natureza. O ideal é fazer silêncio para escutarmos os sons dos animais e ter sorte para avistá-los. O som do encontro das águas dos córregos Joaquim Português e Desbarrancado, que formam o córrego Prosa, é ótimo para os ouvidos. Além de tudo isso, contamos com apoio da Polícia Militar Ambiental, que nos garante a segurança do passeio”, revela Pedro Menezes, gestor da unidade de conservação.

O atrativo comporta apenas 20 pessoas por passeio. É necessário agendar o passeio pelo fone (67) 3326-1370, em horário comercial. Recomenda-se o uso de calça comprida e tênis fechado. É cobrada uma taxa de R$ 15,00 por pessoa, com jantar incluído, e R$ 8,00 sem o jantar. O valor é revertido para a preservação e manutenção da área, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Nenhum comentário: