sábado, 13 de setembro de 2008

Espetáculo "T.P.M. - Todas Pela Medalha!" nos dias 18 e 19

O Improváveis Teatro Clube, primeiro grupo de improvisação teatral de Mato Grosso do Sul, fará sua estréia nos dias 18 e 19 de setembro na capital, no Teatro Prosa do Sesc Horto. O espetáculo "T.P.M. - Todas Pela Medalha!" é o resultado do primeiro ano de trabalho do grupo e traz ao palco um formato ainda inédito no Estado, que une a linguagem teatral, o improviso e alguns elementos do esporte.

O grupo é pioneiro em Campo Grande (MS) no trabalho de teatro improvisado, ou seja, tudo que é feito em cena é criado na hora a partir das sugestões, sempre dadas pelo público, de gêneros (como ficção científica, terror, novela mexicana e teatro-dança), título, locais para a cena, entre outras. A idéia essencial deste tipo de técnica é criar cenas que contem histórias com tudo que elas podem ter: heróis, bandidos, policiais corruptos, mocinhas indefesas, princesas, mutantes, bruxas.

O espetáculo tem o formato de competição esportiva: através de diversos jogos de improviso, dois times de atrizes em cena competem em busca de pontos. Todas as cenas criadas são feitas a partir das indicações da platéia escritas em fichas de sugestões entregues na entrada do teatro e depositadas em uma caixa. A platéia é parte essencial do jogo, pois além de dar o tom da cena, por meio de suas sugestões, também participa como torcida e escolhe ao final de cada rodada qual time fez a melhor cena improvisada.

O Improváveis Teatro Clube foi criado a partir da oficina "Teatro-Esporte - técnicas de improvisação para atores e não atores" que foi realizada em julho de 2007 com o ator Rodrigo Espírito Santo do Teatro do Nada (RJ). O grupo então foi formado por alguns participantes desta oficina que tiveram interesse em dar continuidade a pesquisa sobre as técnicas que envolvem o teatro-esporte.

Em 2008, dando prosseguimento à pesquisa sobre o teatro-esporte, o grupo acabou por se tornar um "time" apenas de mulheres que tomaram conta do jogo. O primeiro espetáculo do Improváveis Teatro Clube trará seis jogadoras em cena: Carol Araújo, que também assina a direção e produção executiva, Ana Luiza Laurentino, Fernanda Kunzler, Fernanda Versolatto, Daniela de Oliveira e Ella Costa. A apresentação ficará por conta do ator convidado João Nackle.

O Teatro-Esporte nasceu em Londres em meados dos anos 50 e suas técnicas foram criadas e organizadas por Keith Johnstone. Trata-se de uma evolução na relação entre público e atores. Trazendo os elementos da competição esportiva para o teatro através do desenvolvimento das técnicas de improvisação teatral, elaborou-se uma nova forma de expressão onde a interação com a platéia determina os rumos do espetáculo, fazendo do espectador parte central da apresentação.

Bertolt Brecht dizia que o teatro deveria ser como o futebol, capaz de mobilizar o público como num estádio. O Teatro-Esporte alcança o que o dramaturgo alemão vislumbrara graças ao seu caráter imprevisível, a posição em que é colocado o ator/jogador confrontado com o inesperado e a participação ativa e direta da platéia, que é afinal quem decide o que será apresentado.

SERVIÇO:

ESPETÁCULO "T.P.M. ? TODAS PELA MEDALHA!" DO IMPROVÁVEIS TEATRO CLUBE

PROJETO SESC ENCENA

DIAS: 18 E 19 DE SETEMBRO (QUINTA E SEXTA-FEIRA)

HORÁRIO: 20 HORAS

LOCAL: TEATRO PROSA (SESC HORTO ? RUA ANHANDUÍ, 200 ? 3321 3181)

INGRESSOS: R$ 10,00 (INTEIRA) E R$ 5,00 (ESTUDANTE)

Nenhum comentário: