terça-feira, 9 de setembro de 2008

Circuito Dança no Mato realiza apresentações em dez cidades

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inicia a 2ª edição do Circuito Dança no Mato, que realiza, de setembro a novembro, apresentações gratuitas de grupos consagrados de dança em dez municípios do interior do Estado. O Circuito Dança no Mato passa por Brasilândia, Costa Rica, Coxim, Ponta Porã, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, começando por Rio Brilhante no dia 12 de setembro.

São sete grupos convidados, que se alternam em dois roteiros de apresentações: nos dias 12 e 13 de setembro e 24, 25 e 26 de outubro apresentam-se Dançurbana Cia. de Dança, Ginga Cia. de Dança, Grupo Juvenil de Dança de Campo Grande e Cia. de Artes Embrujos de Espana. Nos dias 19, 20 e 21 de setembro e dias 7 e 8 de novembro apresentam-se Funk-se, Estúdio de Dança Beatriz de Almeida e Ararazul Cia. de Dança. Com apoio das prefeituras municipais, o projeto prevê, ainda, em cada cidade, apresentações de grupos locais que abrirão a noite de espetáculos.

“A receptividade ao Circuito Dança no Mato em sua primeira edição foi surpreendente. Nos cinco municípios por onde passou em 2007, muitas pessoas tiveram contato pela primeira vez com o que de melhor se faz na dança. Foi essa reação positiva que nos estimulou a realizar essa segunda edição e ampliá-la para mais cidades, acreditando que, ao proporcionarmos o acesso a essa linguagem artística a um número maior de pessoas, estamos cumprindo uma de nossas principais metas, que é aproximar o público das manifestações artísticas de qualidade”, comentou sobre o projeto o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

Em Rio Brilhante, a apresentação será às 20 horas no Ginásio Poliesportivo Luiz Alberto Lima Portel, na avenida Lourival Barbosa, s/nº. Além dos grupos de Campo Grande, apresentam-se o Grupo de Dança do CTG Tropeiro Velho e o Grupo Dynamic's Crew. Mais informações: 3452-7391.

Conheça mais sobre os grupos e suas apresentações

A Ararazul Cia de Dança, formada há 15 anos por alunos de cursos regulares da Universidade Católica Dom Bosco, apresentará no circuito os trabalhos de Chico Neller, “Todo Cambia” e “Fronteiras”.

A Cia de Artes Embrujos de Espana, com 20 anos de atividades culturais voltadas a diferentes expressões da cultura espanhola, apresentará “Tablaco Flamenco”, de Maria Helena Pettengill Fernandes, composto de números variados de dança.

O Dançurbana Cia de Dança apresenta o espetáculo “Urbanóides”, resultado da pesquisa realizada sobre a cultura hip hop e suas possibilidades de criação. Dirigido por Marcos Mattos e Kleber Leonn, o grupo nasceu do projeto “Arte Sim, Violência Não” da Prefeitura Municipal de Campo Grande.

O Estúdio de Dança Beatriz de Almeida, fundado em 1999, participará com “Brasilidade”, coreografia de Beatriz de Almeida, bailarina que mantém intercâmbios freqüentes com companhias européias, das quais foi integrante por diversos anos.

O Funk-se apresenta o trabalho do coreógrafo e diretor Edson Clair, que dissemina a dança de rua em cidades sul-mato-grossenses há 12 anos com o grupo. Apresenta no Circuito Dança no Mato as coreografias “D.N.A.FRICA” e “Desdanças”.

A Ginga Cia de Dança, com 22 anos de trajetória, tem experimentado a diversidade de temas em seus trabalhos. Participa pela segunda vez do circuito com as coreografias “Entre Mim e Eu” e com o estreante “Amor Líquido”, um elogio ao relacionamento amoroso.

Por fim, o Grupo Juvenil de Dança de Campo Grande, formado há 12 anos a partir do Projeto Dançar da Prefeitura Municipal de Campo Grande (Fundac), estréia no circuito as coreografias “Ruptura” e trechos do espetáculo “Chega de Saudade”, de Chico Neller.

Nenhum comentário: