sábado, 13 de setembro de 2008

Prelúdios da Primavera termina neste domingo

Desde 6 e até o dia 14 de setembro a cidade de Dourados tem sido palco do Festival Prelúdios da Primavera. Em sua quarta edição, o evento terá reunido 150 artistas-músicos de Paraguai, Colômbia, Bolívia e Argentina. Para 2008, uma novidade: além do “Prelúdios”, ocorrerá simultaneamente a I Mostra Sul-Americana de Música. No total, serão nove dias de atrações variadas, uma ampliação em relação à 2007, quando o circuito cultural durava cinco dias.

Em cena e bastidores - À frente dos dois projetos está Emanuel Marinho, poeta douradense que atua no evento desde sua primeira edição, ocorrida em 2005. “Primeiramente, atuava como coordenador e também me apresentava como artista, e a partir deste ano, estou apenas como coordenador”, aponta. No início, Emanuel participava como voluntário no Instituto para Desenvolvimento da Arte e Cultura - IDAC, fruto de “um grupo de artistas que uniu para dar visibilidade à vários projetos artísticos e culturais próprios”.

Sobre seu projeto, Emanuel conta que tudo começou de uma idéia dele e de “Miriam Suzuki, mestra em piano. Nossa idéia era proporcionar a troca de experiências e cultura entre os artistas latinos, em busca da integração das artes Sul-Americanas”. A integração dos povos latinos está presente inclusive no tema da edição 2008 do evento: “Música e Cultura para a Paz. Pois sem a cultura, nenhuma integração se consolida, e a consolidação da paz se dá por meio da cultura, das diferenças, das trocas. Nosso grande chamamento é a cultura pela paz” explica o poeta.

Crescimento - Sucesso, o Prelúdios da Primavera tem público cativo. “Em nossa primeira edição, tínhamos uma pequena resposta do público, mas que tem aumentado ano após ano e as pessoas que assistiram ao primeiro Prelúdios são fiéis ao evento e acabam trazendo públicos novos”, comenta Emanuel Marinho. O crescimento de público levou à extensão do projeto para os bairros e comunidades em risco social de Dourados, onde foram oferecidas Oficinas de Percussão Corporal e Confecção de Instrumentos Musicais a crianças e jovens destas comunidades.

Sobre a extensão dos eventos, Emanuel é categórico: “é um prazer oferecer um projeto dessa grandeza à comunidade, um circuito musical tão rico, que traz representantes de todo o continente para Dourados”. A afirmação de Marinho é completada com a menção da presença dos mais de 150 músicos e outros artistas do Brasil e dos países vizinhos que têm feito de Dourados a sua casa nestes nove dias.

Contando com o patrocínio dos Correios, o Prelúdios da Primavera se encerra neste final de semana com apresentações musicais no Teatro Municipal de Dourados. O Teatro será o palco dos espetáculos América Contemporânea, Coral da UFMS e Orquestra de Campo Grande e o grupo La Camorra, este último, vindo da Argentina.

Sobre a confiança depositada nos festivais, Emanuel agradece ao público e patrocinadores: “Tão relevante quanto a participação e solidariedade dos músicos é a participação e a confiança das empresas apoiadoras. O apoio dos Correios é fundamental. Seria inviável oferecer um evento com esta qualidade e respeito ao público. Sem patrocínio, não se daria visibilidade a um evento tão grande quanto este”, diz.

“E para os Correios é uma grande honra apoiar a cultura regional, através de eventos como este, tão grandioso e que certamente colocará Dourados no circuito nacional de artes espetáculos”, afirma João Rocha, Diretor Regional da ECT em Mato Grosso do Sul, ao falar sobre a participação da estatal para a realização dos Festivais.

Final de semana eclético - Para a sexta-feira, o público poderá assistir ao espetáculo América Contemporânea, a partir das 20h30, no Teatro Municipal de Dourados. No sábado, dia 13, é a vez do Coral da UFMS e da Orquestra de Sinfônica Municipal de Campo Grande subirem ao palco do Municipal, também às 20h30. No domingo, 14, o Municipal recebe o grupo argentino La Camorra, no encerramento do Festival.


Nenhum comentário: