terça-feira, 9 de setembro de 2008

Sexta edição do TIM Festival reúne 29 atrações musicais

Dezenove atrações internacionais e dez nacionais compõem o elenco do TIM Festival 2008, que este ano acontece entre os dias 21 e 27 de outubro nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória. Além de reunir nomes consagrados do jazz, pop e rock mundial, o maior festival de música da América Latina prossegue com a proposta de antecipar tendências e chega ao seu sexto ano com novidades. Ganha noite de abertura de gala no Rio e em São Paulo, com o mítico saxofonista Sonny Rollins, e faz do Parque do Ibirapuera a sede de sua edição paulista que também terá um show gratuito ao ar livre. A venda de ingressos para o festival começa no dia 16 e informações detalhadas serão divulgadas na próxima semana.

Entre os novos nomes confirmados para a edição deste ano estão o guitarrista americano Bill Frisell, o trompetista polonês Tomasz Stanko, o italiano Enrico Pieranunzi, o DJ inglês Yoda, a dupla canadense de indietronica Junior Boys e os brasileiros Marcelo Camelo (em show solo), Sany Pitbull e Cérebro Eletrônico. Eles vêm se juntar aos já anteriormente anunciados Sonny Rollins, Paul Weller, Carla Bley, Stacey Kent, Klaxons, The Gossip, Esperanza Spalding, Kanye West, Gogol Bordello, MGMT e The National.

Desde a sua primeira edição, em 2003, o TIM Festival já apresentou ao público brasileiro um total de 175 atrações, sendo 57 nacionais e 118 estrangeiras. Este ano, o elenco soma 29 atrações de seis nacionalidades diferentes. Um festival de música sem fronteiras.

“O TIM Festival reafirma a sua vocação de reunir em um só evento o que de melhor está sendo produzido na música mundial. A nova configuração do formato em São Paulo é uma prova de que estamos buscando o aperfeiçoamento a cada edição”, pontua o diretor de Imagem e Publicidade da TIM, José Luiz Liberato.

Implantada no ano passado, a programação temática provou ser um sucesso ao reunir artistas através de conceitos ou afinidades musicais. São nove os temas da edição 2008, definidos em conjunto por um time de cinco curadores (Zuza Homem de Mello, Zé Nogueira e Pedro Albuquerque no jazz; e Hermano Vianna e Ronaldo Lemos na parte mais pop). Para a primeira delas, batizada de Noite de Gala, foi escalado o último remanescente da era de ouro do jazz, o americano Sonny Rollins, de 77 anos. Ele abre o festival em São Paulo no dia 21 de outubro e no Rio no dia 23. A Noite de Gala carioca ainda contará com show da cantora Rosa Passos, escalada também para a noite de encerramento em São Paulo.

A noite Brilhando no Escuro servirá de palco para o cultuado rapper Kanye West e seu grandioso show Glow in the Dark.

As atrações do jazz ganham temas divididos entre damas e cavalheiros: Sophisticated Ladies apresenta três estrelas americanas do jazz de diferentes gerações – a veterana pianista Carla Bley, a cantora Stacey Kent e a jovem cantora e contrabaixista Esperanza Spalding, cujo show contará com a participação do violonista brasileiro Chico Pinheiro. Já The Cats traz talentos consagrados do jazz mundial, como o guitarrista norte-americano Bill Frisell, o trompetista polonês Tomasz Stanko e o pianista italiano Enrico Pieranunzi. A inspiração para o nome que batiza a noite masculina vem da gíria com a qual os músicos de jazz se tratavam entre si na era do swing.

O palco Novas Raves junta na mesma noite três grupos americanos que resgatam o fenômeno originário do início dos anos 90: The Gossip, Klaxons e Neon Neon. Ponte Brooklyn, por sua vez, mostra dois grupos emergentes do atual celeiro musical nova-iorquino: MGMT e The National. Em São Paulo, eles ganham a companhia do grupo brasileiro Cérebro Eletrônico.

A noite Bossa Mod traz o papa ‘mod’ britânico, Paul Weller, e o brasileiro Marcelo Camelo, em sua estréia solo no Rio e em São Paulo. TIM no TIM é uma homenagem a Tim Maia preparada pelo coletivo paulista Instituto, que fará uma releitura do clássico e maldito disco Racional.

Para fechar a série temática, o TIM Festa volta este ano reunindo expoentes de diferentes vertentes do pop/rock/eletrônico em SP e no Rio. A quarta noite na Arena de Eventos do Parque do Ibirapuera e a terceira e última noite da Marina da Glória, no Rio, promovem uma grande festa com várias atrações da música pop e eletrônica. Em São Paulo, sobem ao palco Gogol Bordello, Dan Deacon, Junior Boys, Switch e DJ Yoda. No Rio, o elenco é reforçado pelos brasileiros Database, Música Magneta, Sany Pitbull (com participação do VJ Leandro HBL Vídeo Artista), que ocuparão os quatro espaços da Marina, transformados em pistas de dança simultâneas.

Quem adquirir ingressos para o TIM Village ou para qualquer show carioca da última noite poderá circular livremente pelos espaços do TIM Festa, a partir de uma da manhã.

TIM Festival – São Paulo

São Paulo assistirá, entre os dias 21 e 25 de outubro, a todas as atrações internacionais do line-up e a quatro artistas brasileiros. Os shows se dividirão entre o tradicional palco do Auditório criado por Oscar Niemeyer e a Arena de Eventos, onde um espaço fechado para quatro mil pessoas será erguido especialmente para a ocasião.

Na manhã do dia 25, Sonny Rollins fará um show gratuito no Auditório, voltado para o Parque do Ibirapuera.

TIM Festival - Rio de Janeiro

Mais uma vez, a Marina da Glória será o palco do festival no Rio de Janeiro, que este ano volta a contar com três dias de apresentações – de 23 a 25 de outubro. Com exceção do grupo Cérebro Eletrônico, a programação carioca repete a paulista e, de quebra, ainda apresenta outros quatro nomes nacionais: as bandas Instituto, Database e Música Magneta e a dupla Sany Pitbull e Leandro HBL Vídeo Artista.

O Rio de Janeiro terá a mesma estrutura do ano passado. Serão três palcos com capacidade para 1.000, 2.000 e 4.000 pessoas, além do TIM Village, área de convivência do festival.



Edição especial – Vitória

Em Vitória, o Teatro da UFES abriga mais uma vez uma edição especial do TIM Festival entre os dias 25 a 27 de outubro, com uma programação que reúne seis atrações do jazz e do pop.



PROGRAMAÇÃO

Noite de Gala

Sonny Rollins / Rosa Passos

Das atrações anunciadas para a edição 2008 do TIM Festival, o americano Sonny Rollins é o que se poderia chamar de mito vivo. Último remanescente da época de ouro do jazz, antes mesmo de atingir os 20 anos de idade ele já havia gravado ou tocado com os maiores nomes do gênero: Thelonious Monk, Miles Davis, J.J. Johnson e Bud Powell. Logo viria a se tornar um deles. Aos 77 anos de idade e mais de seis décadas de carreira como músico e compositor, é dono de uma agenda disputada. Sonny Rollins se apresentou uma única vez no Brasil, em 1985, como uma das atrações da edição de estréia do extinto Free Jazz Festival. Ele deverá fazer três shows no TIM Festival - dois em São Paulo e um no Rio.

Freqüentemente comparada ao conterrâneo João Gilberto, a cantora baiana Rosa Passos construiu uma carreira internacional desde 1996, quando participou da noite brasileira do show Jazz at the Bowl, no Hollywood Bowl, na Califórnia, a convite de Oscar Castro Neves. No mesmo ano percorreu diversos países europeus e o Japão, acompanhada do saxofonista Sadao Watanabe. Sua carreira, no entanto, começou bem antes. Aos cinco anos, já tocava piano e aos 15, aparecia pela primeira vez na televisão baiana. Influenciada pelo som de João Gilberto e pelo filme Orfeu Negro, de 1959, trocou o piano pelo violão, instrumento com o qual compõe e se apresenta até hoje. Em 1979 lançou seu primeiro disco, Recriação, e, desde então, tem gravado tanto no Brasil como no exterior. Já se apresentou em palcos de prestígio como Lincoln Center, Carnegie Hall e Blue Note, de Nova Iorque. Foi ainda homenageada pela Berklee College of Music, em Boston.

Brilhando no escuro

Kanye West

Um dos rappers mais bem-sucedidos da cena atual, o norte-americano Kanye West traz ao TIM Festival o seu show mais ambicioso, Glow in the Dark, com o qual tem excursionado pelo mundo. Vencedor de mais de trinta prêmios, incluindo dez Grammy, o artista criou um verdadeiro musical repleto de efeitos visuais mirabolantes, no qual suas famosas canções compõem um roteiro de modo a contar uma história com começo, meio e fim. A influente revista The Fader registrou em uma crítica que o novo show de West ‘nos faz repensar nossas vidas’.

Sophisticated Ladies

Carla Bley / Stacey Kent / Esperanza Spalding

Aos 72 anos, a pianista e compositora californiana Carla Bley é um dos principais nomes do jazz norte-americano. Em constante mutação, permanece na vanguarda do jazz até hoje. Seu mais recente trabalho, The Lost Chords find Paolo Fresu, de 2007, reafirma o experimentalismo como principal marca de sua carreira. A nova geração tem nas também norte-americanas Stacey Kent e Esperanza Spalding representantes legítimas da originalidade que consagraram Carla. Stacey tem estilo e voz constantemente comparados a grandes cantoras do passado e Esperanza vem surpreendendo público e crítica especializada pela igual competência tanto como compositora, cantora e contrabaixista. Em comum, as duas nutrem o amor pela música brasileira, presente em seus mais recentes álbuns, Breakfast on the morning tram e Esperanza, respectivamente.



The Cats

Bill Frisell / Tomasz Stanko / Enrico Pieranunzi

Gíria surgida na época do swing, The Cats é a maneira como os músicos jazzistas costumam se tratar entre si e é também o nome da noite que reunirá três grandes nomes do jazz internacional, todos com longa carreira e prestígio. Tanto o guitarrista e compositor norte-americano Bill Frisell, como o trompetista polonês Tomasz Stanko e o pianista, compositor e arranjador italiano Enrico Pieranunzi representam a geração que fez a ponte musical entre os ícones da era de ouro e os talentos emergentes do estilo. Não é à toa que já dividiram o palco e o estúdio com artistas tão diversos como Ron Carter, Jack DeJohnette, Ryuichi Sakamoto, Rufus Reid, Chet Baker, Elvis Costello, Suzanne Vega, Art Farmer, Phil Woods, Marianne Faithful, David Sanborn e Charlie Haden.



Novas Raves

The Gossip / Klaxons / Neon Neon

Elemento da cultura jovem surgido no final da década de 80 e início dos anos 90, as raves tiveram seu fim decretado muitas vezes. Mas ao contrário disso, ela se multiplicou e hoje se manifesta de diferentes maneiras. O palco Novas Raves traz para o TIM Festival três dos grupos que, cada um à sua maneira, reinventaram o estilo, seja no rock da banda norte-americana The Gossip, no rock eletrônico do britânico Klaxons ou no eletro-rock dos californianos do Neon Neon.



Ponte Brooklyn

MGMT/ The National

Considerado um dos lugares mais movimentados em Nova Iorque nos dias de hoje em termos de música, o Brooklyn se tornou um celeiro de bandas que seriam suficientes para fazerem, sozinhos, um festival inteiro. Para fazer a ponte entre os artistas que estão influenciando a nova geração e o Brasil, o TIM Festival apresenta dois expoentes desta geração no palco Ponte Brooklyn, com os grupos MGMT e The National.



Bossa Mod

Paul Weller/ Marcelo Camelo

Expoente máximo do Mod revival na década de 70, Paul Weller, também conhecido como Modfather, é até hoje um dos grandes nomes da música pop britânica. À frente de grupos que marcaram época como The Jam e Style Council ou em carreira solo, Weller vem influenciando novas gerações como os grupos Oasis e Blur, fãs declarados do artista. Para dividir com ele o palco Bossa Mod, os curadores escolheram o carioca Marcelo Camelo, que estréia neste TIM Festival seu primeiro show solo no Rio e São Paulo. Sua música Anna Júlia foi interpretada por Weller no cd do ex-Traffic, Jim Capaldi.



TIM no TIM

Instituto

O coletivo musical paulistano formado por 15 colaboradores, entre produtores e músicos, fará uma homenagem a Tim Maia com a releitura do mítico álbum Tim Maia Racional. Dividido em dois volumes e lançados de forma independente entre 1975 e 1976, representou a fase mais obscura do artista, que o gravou com o intuito de difundir os ensinamentos da Universo em Desencanto, culto do qual era adepto na época.



TIM Festa

Dan Deacon / DJ Yoda / Sany Pitbull / Música Magneta / Junior Boys / Gogol Bordello / Switch / Leandro HBL Video Artista / Database

Diversas vertentes da música eletrônica mundial estarão representadas nas oito atrações desta segunda edição do TIM Festa. Munido de uma parafernália de cabos, laptops, pedais e mixers, o americano Dan Deacon já tem sete discos gravados e promete uma apresentação bem teatral. Da Inglaterra, o DJ Yoda também investe na performance e manipula áudio e vídeo, graças a uma moderna aparelhagem. Neste mesmo clima, o carioca Sany Pitbull – um dos DJs mais requisitados atualmente na Europa – será acompanhado do vídeo artista Leandro HBL Vídeo Artista. Ainda nas atrações nacionais, o projeto Música Magneta mostrará a fusão dos veteranos Mestre da Guitarrada, de Belém, com a sonoridade do DJ Dolores, de Recife. Já o duo Database vem chamando a atenção no circuito noturno de São Paulo e acaba de ser convidada para trabalhar no próximo projeto de Fatboy Slim. A festa continua com o Gogol Bordello e a sua inusitada mistura entre música cigana, punk rock e intensa presença de palco. Responsável por produzir artistas como M.I.A., The Chemical Brothers e Lily Allen, o inglês Dave Taylor assume o nome de Switch neste projeto solo que será mostrado no festival.





Nenhum comentário: