quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Coral da UFMS e Orquestra Sinfônica CG se apresentam em MS

Dois importantes grupos do Estado, o Coral da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PREAE/UFMS) e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande (FUNDAC/PMCG), farão apresentações conjuntas dentro de um Ciclo de Concertos nas cidades de Dourados, Campo Grande, Três Lagoas e Corumbá.

O projeto tem financiamento do Fundo de Investimentos Culturais do
Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e pretende oferecer concertos
gratuitamente ao público das cidades contempladas.

A primeira apresentação do Ciclo de Concertos acontecerá no Teatro Municipal de Dourados, no próximo dia 13 de setembro, sábado, às 20h30min. Dando seqüência serão realizados concertos em Campo Grande, no Teatro Glauce Rocha, dia 18 de outubro às 21 h; Três Lagoas, no dia 1 de novembro, no Anfiteatro da Unidade I do Campus da UFMS às 20h30min; e, por fim, em Corumbá, no Anfiteatro Prof. Salomão Baruki, no dia 13 de dezembro às 20h30min.

Do programa constam obras de Vivaldi, Guerra-Peixe, Astor Piazzolla e serão solistas Edineide Dias de Oliveira (mezzo-soprano), Ângela Bessa (mezzo-soprano), Elaine Carvalho (soprano), Eliseba de Oliveira Manhães (soprano) e Hobédes Vieira (violoncelo). A regência do Coro e Orquestra estará a cargo de Eduardo Martinelli, a preparação do Coro sob a responsabilidade de Manoel Rasslan (Coordenador Geral do Projeto) e a preparação vocal de Edineide Dias de Oliveira.

CORAL DA UFMS

O Coral Universitário, criado em 18 de setembro de 1977 foi o primeiro grupo do gênero a existir na Universidade Estadual de Mato Grosso – UEMT, Instituição que, em virtude da criação do Estado de Mato Grosso do Sul, foi federalizada no ano de 1979. Em primeiro de julho de 1982 a Portaria 62/82 instituiu o Coral da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que mais tarde, no início de 1989, foi reestruturado sob a orientação de uma proposta de educação musical.

Desde então o Coro tem desenvolvido intenso trabalho na área musical, consolidado pela interpretação de repertório variado, o estímulo à formação de cantores e regentes através da promoção de diversos cursos, além do estabelecimento de intercâmbio com coros, grupos instrumentais e profissionais da área, tanto de seu Estado de origem como de outros Estados brasileiros.

O Coral participou de encontros de nível nacional e internacional e apresenta-se com freqüência atendendo a convites de órgãos da própria Universidade ou de outras Instituições.
O Coral da UFMS conta com a colaboração da professora Edineide Dias de Oliveira, como preparadora vocal, e está sob a regência do Maestro Manoel Câmara Rasslan.

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE


Criada por Lei Municipal de agosto de 2006, com 60 vagas para instrumentistas, tem como regente titular o Maestro Eduardo Martinelli. Pouco tempo após a sua criação, participou como destaque do “III Festival Prelúdios da Primavera” em Dourados-MS e, em seguida, realizou seu concerto de estréia em Campo Grande, no Teatro Glauce Rocha, com a participação de solistas da mais alta relevância.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande foi o principal suporte do Festival “Encontro com a Música Clássica”, realizado em 2007, quando executou diversos concertos, com obras de Vivaldi, Mozart, Tchaikovsky, Saint Saens e Rachmaninoff, contando com a participação de importantes solistas, a exemplo de: Bernardo Bessler (violino), Gretchen Miller (Violoncelo) e Pierre Descaves (Oboé).

Neste ano a Sinfônica já realizou apresentações em Coxim, Aquidauana, Ponta Porã e no Festival de Inverno de Bonito.
Da agenda de concertos para 2008 ainda constam, além de apresentações em Campo Grande, outras a serem realizadas nas cidades de Três Lagoas, Corumbá, Caarapó, Ivinhema e Dourados.
A Orquestra ainda estará atuando como suporte no II Encontro com a Música Clássica, em Campo Grande,MS.

Um comentário:

Unknown disse...

Super legal a matéria sobre o Coral da UFMS e a Orquestra. Só um detalhe...A apresentação que eles farão em Dourados também faz parte do IV Prelúdios da Primavera, e não apenas da turnê que eles estão promovendo.Acho que seria legal fazer esse apontamento também, já que o evento é citado quando a Orquestra foi destaque, em 2006.