domingo, 7 de setembro de 2008

Filme com Mickey Rourke ganha Leão de Ouro em Veneza

Orlando Margarido

O filme americano The Wrestler, de Darren Aronofsky venceu o prêmio principal do Festival de Veneza e ganhou o Leão de Ouro.


O prêmio foi entregue por Wim Wenders, o presidente do júri, em companhia de Mickey Rourke, protagonista da fita.

Um prêmio de melhor direção foi dado a Paper Soldier, o representante russo. O filme de Aleksey German Jr. ganhou o Leão de Prata.

The Wrestler mostra o ocaso de um combatente de luta livre. Com a notável atuação de Mickey Rourke, o filme foi o último apresentado na competição pelo Leão de Ouro.

Rourke, que na vida real foi boxeador profissional entre 1991 e 1995, o que o obrigou a passar por várias cirurgias plásticas, emprestou seu redescoberto talento para viver Randy "The Ram" Robinson, um lutador de luta livre, uma modalidade muito apreciada pelo público americano.

Com a firme direção de Darren Aronofsky, considerado um dos cineastas americanos mais rebuscados e intelectuais da atualidade, The Wrestler conta a clássica história da queda de um herói, que se nega a aceitar que chegou a hora de se aposentar, que está velho e vencido pela vida.

Com uma trilha sonora magnífica, marcada pelo rock dos Guns N'Roses dos anos 80, o filme foi aplaudido e reconhecido pela crítica, particularmente severa durante esta edição em relação aos filmes selecionados.

Nenhum comentário: