sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Marco realiza "Cena Aberta" com teatro e dança

Unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o Museu de Arte Contemporânea (Marco) realiza, neste domingo (14/9), ensaio aberto com os grupos Improváveis Teatro Clube e Corpomancia, no projeto Cena Aberta. Com início às 15 horas, o evento contará com dinâmicas que cada grupo realiza durante seus ensaios, em alternado, e depois o público será convidado a participar dos exercícios e jogos. A entrada é franca.

O Cena Aberta é uma iniciativa do Marco para trazer em seu espaço manifestações relacionadas a outras áreas da arte, tais como teatro e dança, estreitar os laços entre o universo das artes plásticas e artes performáticas. No mesmo dia, o museu realizará a edição de setembro do seu Bazar de Arte, Moda e Artesanato.

Corpomancia

"Corpomancia, a rigor, quer dizer alguma coisa como "adivinhação do corpo" e na prática, é um jogo (como Banco Imobiliário, como Imagem & Ação, sabe?), criado em 2006 na cidade de Campo Grande, por duas designers, ainda na época de faculdade, eu e a Luciana Cristofari, atleta", conta Paula Bueno, que também é bailarina.

Esta criação tomou vida em 2008 e virou produto, espetáculo e também oficina de dança através de um coletivo de gente que se reuniu para estudar possibilidades a partir desta idéia: Ana Maria Rosa, Franciella Cavalheri, Luiza Rosa, Júlia Aissa e Paula Bueno pensado no projeto como um todo, reforçadas por Espedito Montebrando, Helton Pérez, Laura de Almeida, Luciana Cristofari e Mary Saldanha em esforços específicos.

Baseado nos estudos de movimento de Rudolf Laban (1879-1958), o jogo foi criado para aproximar pessoas da dança e do movimento, ou melhor, estimular a sua descoberta dentro das possibilidades de cada um que se disponha a participar ou assistir, para que possa compreender melhor a dança e pensá-la como forma de expressão e auto-conhecimento.

Improváveis Teatro Clube

O Improváveis Teatro Clube surgiu a partir da oficina "Teatro-Esporte - técnicas de improvisação para atores e não atores" que foi realizada em julho de 2007 com o ator e roteirista Rodrigo Espírito Santo, do Teatro do Nada (RJ). O grupo então foi formado por alguns participantes desta oficina que tiveram interesse em dar continuidade à pesquisa sobre as técnicas e jogos de improviso para o teatro.

O grupo é o primeiro do Estado que pesquisa a linguagem da improvisação teatral e sua trajetória o transformou em um "time" de atrizes/jogadoras. Força do acaso ou destino o grupo se fechou e hoje é um clube teatral feminino, formado por seis mulheres: Carol Araújo, Ana Luiza Laurentino, Fernanda Kunzler, Fernanda Versolatto, Dani de Oliveira e Ela Costa. A direção e produção executiva são de Carolina Araújo.

A estréia do primeiro espetáculo do grupo será nos dias 18 e 19 de setembro no Projeto Sesc Encena. O espetáculo "T.P.M. ? Todas Pela Medalha" trará ao palco dois times de mulheres em uma competição onde os jogos são o ponto de partida para a criação de cenas improvisadas na hora com as sugestões dadas pela platéia (que é afinal quem manda no espetáculo) tais como de gêneros, título, locais etc.

Nenhum comentário: