quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Cinemarco exibe “Cafuné” no próximo domingo

“Cafuné”, o primeiro longa-metragem de Bruno Vianna, que fala de jovens de origens sociais distintas que estão iniciando a vida adulta na conturbada cidade do Rio de Janeiro, é a atração do Cinemarco no próximo domingo (7). O projeto é coordenado pelo Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco), unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

O Projeto Cinemarco exibe, de forma gratuita, filmes do acervo da Programadora Brasil, duas vezes por mês. As exibições ocorrem sempre aos domingos em que há eventos musicais no Parque das Nações Indígenas, oferecendo aos visitantes do Parque mais uma opção cultural. Uma estratégia que tem dado resultados positivos, que de acordo com a gestora de cultura do Marco, Carolina Araújo, o Cinemarco tem apresentado um público expressivo em suas edições.

Sinopse

Ambientado no Rio de Janeiro, Cafuné conta a história do amor entre dois jovens de diferentes classes sociais. Marquinhos, (Lúcio Andrey) morador de favela, conhece Débora (Priscila Assum), jovem de classe média alta.

Quando a relação se torna séria, os dois se deparam com todo tipo de dificuldade, em especial a forte oposição da família de Débora. O filme traça um desenho interior dos personagens: muito jovens são forçados a assumir a vida adulta num ambiente de violência e preconceito.

A história coloca lado a lado jovens que, apesar do abismo social que os separa, têm em comum a falta de perspectiva profissional e pessoal, vítimas de uma comunidade cuja decadência econômica é motor de violência física e moral, apontando o declínio da classe média como fator gerador de violência que a torna vítima e agressora.

Serviço

O Marco está localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 6000 – Parque das Nações Indígenas, com atendimento ao público de terça a sexta, das 12h às 18 horas; sábado e domingo, das 14h às 18 horas. Telefone: 3326-7449.

Nenhum comentário: