sexta-feira, 12 de setembro de 2008

FCMS abre nova turma de Danças Circulares dos Povos

O Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, está com inscrições abertas para a nova turma de "Danças Circulares dos Povos" para iniciantes, direcionada a pessoas a partir dos 20 anos. As aulas começam na próxima terça-feira (16), sempre as terças e quintas-feiras, das 8h15min às 9h15min e serão ministradas pela terapeuta ocupacional, bailarina, dançaterapeuta e focalizadora de danças circulares Franciella Cavalheri.

As Danças Circulares é um movimento que nasceu nos anos 70, quando o bailarino alemão Bernhard Wosien iniciou uma pesquisa para o resgate da cultura do povo Europeu. Praticadas onde Wosien residiu, na comunidade de Findhorn na Escócia, as danças tomaram proporções cada vez maiores pelos seus valores de resgate e de promoção da saúde individual e da comunidade como um todo.

Classificada como uma meditação ativa, as danças têm hoje um repertório de muitos países e são reproduzidas no mundo inteiro em rodas de diferentes etnias dançando outras diferentes etnias.

A arte destas danças são relevantes no que diz respeito à auto-compreensão, a percepção do outro e do grupo. Na oficina elas serão desenvolvidas de modo a ampliar o conhecimento, valorizando o bem estar físico e mental, tornando as vivências cada vez mais orgânicas. A sua prática levará a execução de um repertório de danças tradicionais e contemporâneas, assim como os seus valores atrelados. Ao incorporar, a dança vai lapidando os movimentos e a inspiração cresce até que se forme uma grande roda, com danças de muitos e reais significados.

"A oficina é composta por dinâmica terapêutica de grupo com formação em roda para a execução de danças étnicas que atuam subjetivamente e de forma lúdica sobre os indivíduos. As coreografias permitem o acesso às informações inconscientes que após serem trazidas para a consciência auxiliam no desenvolvimento físico, psíquico e mental do individuo", relata Franciella.

As vagas são limitadas e a mensalidade tem o valor de R$ 35,00. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792 de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 13h às 18h..



Nenhum comentário: