Divulgação
Em 2022, Mato Grosso atingiu patamares recordes nas exportações de carne bovina. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado foi de 556,82 mil toneladas em equivalente de carcaça (TEC), o que representa um acréscimo de 37,85% se comparado a 2021. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Se tratando de receita, o incremento foi de R$ 983,44 milhões no mesmo comparativo. Todavia, a alta nas exportações não foi suficiente para impulsionar os preços do boi gordo no estado, que registrou recuo de 3,90% no comparativo anual. O Instituto também observou a redução nas cotações, atribuída ao reflexo da virada no ciclo pecuário, com maior descarte de animais.
O Imea prevê que em 2023 a pecuária ainda se mantenha na fase de baixa do ciclo, com forte pressão nas cotações, pautada pelo aumento do descarte de fêmeas, que pode ocorrer com intensidade ainda maior em relação a 2022. Em relação as exportações, a perspectiva é que não seja ultrapassado o recorde atingido neste ano, mas vale ficar atento aos principais países importadores, como a China, cujo comportamento pode influenciar nas negociações brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário