quinta-feira, 27 de setembro de 2012

FCMS encerra o 13º Proler no projeto Espaço da Poesia


O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura do governo de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta (28), a partir das 19h, no terraço do Memorial da Cultura e da Cidadania, mais uma edição do projeto Espaço da Poesia. 

Com palestra, lançamento de livros e apresentação musical do músico Bibi do Cavaco, a iniciativa promoverá o encerramento do 13º Encontro do PROLER -Memória, Atuação e Projeção, evento que visa fortalecer ações de incentivo à leitura.

Na ocasião acontece o lançamento da coleção “Sentimentos”, da autora Ariadne Cantú. Colorida e ilustrada, por meio de textos cheios de poesia e sensibilidade, a série propõe aos jovens reflexões sobre sentimentos e emoções. Explora a complexidade de cada emoção, trabalhando com crianças e jovens as sensações de e suas consequências. Nascida em Lageado, RS, Ariadne Cantú é Procuradora de Justiça, escritora, mãe e poetiza. 

Além de obras e artigos de caráter jurídico, é autora das obras “Enquanto mamãe não vem”, “Planeta dos Carecas”, “Retalhos de Verdades”, “Garatujas”, “30 Dias”, “Kiko – o menino que não dormia”, “Carlos – o garoto que sonhava” e a recente obra “O Barato das Baratas”.

No Espaço da Poesia, será lançada também a obra “Álbuns da Lusitânia”, da escritora Raquel Naveira. Neste romance de linguagem terna e poética, a autora conta o significado de fotografias antigas da família da protagonista, os Figueira, portugueses de Figueira-da-Foz, que, no início do século XX, imigraram para uma terra distante de cerrados e pantanais: o sul de Mato Grosso, ainda hoje desconhecida de muitos brasileiros. Nascida em Campo Grande, Raquel formou-se em Direito e Letras pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). É doutora em Língua e Literatura Francesas pela Universidade de Nancy (França) e mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Raquel pertence à Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e ao PEN CLUBE DO BRASIL, além de ser diretora da União Brasileira de Escritores. Suas obras mais recentes

são: “Literatura e Drogas e outros ensaios” e “Caminhos de Bicicleta”.

Nenhum comentário: