A Oficina de Crochê em Barbante que está sendo realizada para 60 internos do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a penitenciária de segurança máxima de Campo Grande, deverá dar origem a um núcleo produtivo de artesanato, concentrando os trabalhos artesanais do presídio.
As melhores peças produzidas serão vendidas na Casa do Artesão, segundo informou a gerente de desenvolvimento de atividades artesanais FCMS (Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul), Arlene Barboza Vilela, durante a abertura do curso, na manhã desta segunda-feira (10). Os reeducandos também serão cadastrados como artesãos profissionais, com carteira expedida pela Fundação.
A ação faz parte do projeto “Artesania”, da FCMS, e esta sendo realizada no presídio em parceria com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do estabelecimento penal.
De acordo com o diretor da unidade prisional, João Bosco Corrêa, será criado um núcleo produtivo, que fará o controle da produção de artesanato pelos detentos, para fins de remição de pena. “O internos poderão trabalhar na própria cela, por isso escolhemos o crochê, porque outros trabalhos que necessitam de outros materiais poderiam comprometer a segurança”, informou Bosco.
Durante as aulas, os alunos aprenderão todos os seis tipos de ponto do crochê, a trabalhar com receitas de revistas, a combinar cores, entre outros conhecimentos, segundo a instrutora da capacitação, Edir Ferreira Vasconcelos.
Para o reeducando Willian César dos Anjos, 25, a capacitação é uma forma produtiva de ocupar o tempo na prisão e também pode representar uma forma de conquistar um ganho financeiro. “Ajuda a gente passar o tempo e eu posso fazer peças para minha vender, ou como vai ser possibilitado agora, para ser vendido na Casa do Artesão”, disse, informando que tem uma noção de crochê e que pretende aprimorar o conhecimento. “Acredito que posso ganhar dinheiro com isso”.
Serão 80 horas/aula, com término previsto para 5 de outubro. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, no período matutino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário