sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Grupo de sanfoneiros se apresenta em Dourados e na Capital


Este fim de semana é de muita música sertaneja nas unidades do SESC de Dourados e Campo Grande. Nesta sexta-feira, dia 28 de setembro, o Grupo "Truvinca" se apresenta no Teatro Municipal de Dourados e no sábado, dia 29 no Teatro Prosa do SESC Horto, a partir das 20h.

O repertório contempla as músicas O Tocador do Mundo, de autoria do grupo, músicas da tradição oral conhecida na infância e que tiveram grande importância em seu processo de formação e também músicas conhecidas como Meu São José, baião tradicional sertanejo da Jornada de Pastoril, como arrasta pés, xotes e forró.

Se destaca a sanfona de oito baixos, um dos instrumentos mais identificados com a cultura nordestina, onde também é conhecida, entre outros nomes, como pé-de-bode. O instrumento está diretamente relacionado à tradição oral e sua afinação, conhecida como afinação transportada, teve sua forma original diatônica modificada ao longo do tempo a partir da ação dos próprios músicos, que buscavam ampliar suas possibilidades melódicas. A carência de pesquisas deixa muitas dúvidas sobre a história do instrumento na região Nordeste, mas estima-se que sua chegada tenha ocorrido aina no século XIX, com os imigrantes portugueses.

A entrada para o show custa R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia). Mais informações podem ser obtidas no SESC Dourados pelo telefone (67) 3410-0700 e no SESC Horto, pelo (67) 3357-1200

Nenhum comentário: