segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Campo Grande realiza hoje o maior apelo estudantil pela paz



Campo Grande realiza hoje o maior apelo estudantil do Brasil pela paz. Devido ao mau tempo na cidade, provocado pelas fortes chuvas na sexta-feira (21), o evento foi transferido para segunda, dia 24 de setembro. Manifesto que conta com a participação de aproximadamente 35 mil alunos.

O evento seria realizado na sexta-feira (21), que é o Dia Internacional da Paz, mas devido ao mau tempo na cidade, provocado pelas fortes chuvas, foi transferido para esta segunda, 24 de setembro.

O apelo faz parte do projeto "Meu sonho de paz", de autoria de Delasnieve Miranda Daspet de Souza, que é embaixadora da Paz da Universal Ambassador Peace Circle e presidente da Associação Internacional Poetas Del Mundo.

Nesta segunda-feira, dia reagendado pela SEMED (Secretaria Municipal de Educação), as escolas municipais envolvidas – em torno de 55 – vão parar suas atividades durante uma hora para que os estudantes possam registrar "Um sonho de paz". Os horários continuam os mesmos:  das 14h às 15h.

Para o registro do recorde, o diretor do RankBrasil, Luciano Cadari e os fiscais Flávia Santos e Bruno Kovalski receberão os apelos. Pela manhã, os documentos devem ser entregues até as 10h30, e à tarde, até as 16h30, sempre na Central de Auditoria RankBrasil, que estará instalada na SEMED, localizada na Rua Onocieto Severo Monteiro, nº 460, Vila Margarida.

O prazo estipulado para a entrega do material foi baseado no trajeto entre a escola participante mais distante do SEMED. De acordo com a equipe do RankBrasil, a tolerância já está inclusa no tempo, garantindo a participação de todos os inscritos. Isto significa que não serão aceitos apelos fora do horário agendado.

O manifesto ainda terá a participação do prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, do secretário de Educação, professor Volmar Vicente Filippin, do secretário adjunto de Educação, professor Cicero Rosa Vilella, entre outras autoridades municipais da área.

Os apelos

Como regras para somar o número de documentos, os "Apelos de paz" devem ser feitos em papel A4 e as folhas precisam conter o nome da escola, nome do aluno e turma, com letra legível. O material recebido será contado separadamente para que seja calculado o nível de participação de cada instituição de ensino.

Para garantir que os estudantes escrevam os apelos somente no horário definido, a equipe do RankBrasil vai escolher aleatoriamente algumas escolas para realizar auditoria surpresa. No final, todas as instituições participantes receberam certificado de participação.

Objetivos

A iniciativa tem por objetivo criar um movimento em prol da paz, para que crianças e adolescentes em idade escolar possam falar sobre seus sonhos e participar de ações voltadas para a paz. Os alunos poderão redigir cartas, poemas, frases e fazer desenhos que promovam a cultura da paz. Os documentos se transformarão em um livro, que será enviado à ONU e aos governantes das esferas federal, estadual e municipal.

Dia Internacional da Paz

O Dia Internacional da Paz e da Cultura da Paz (21) é celebrado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dia de cessar-fogo, de não violência em todo o planeta, proporcionando reflexão sobre a importância da paz para uma vida mais tranquila e para o bem da humanidade.

Nenhum comentário: