sábado, 22 de setembro de 2012

Mobilização Pró-Direito dos Autistas acontece neste domingo



A Mobilização Pró-Direito dos Autistas foi realizada por vários grupos, em todo o país, na última quarta-feira (19). Em Campo Grande, devido ao mau tempo e a pedido de algumas mães de autistas que não poderiam estar presente no dia de semana, esta data foi adiada para este domingo (23). A concentração acontece na Praça do Rádio Clube Cidade, às 9h, e de lá desde para o cruzamento da Avenida Afonso Pena com a rua 13 de maio.

O intuito do movimento organizado por mães e pais de autistas é chamar a atenção da sociedade e dos políticos em Brasília para a urgência da aprovação do Projeto de Lei do Senado, que está sendo esperado de norte a sul do Brasil.

“O Projeto de Lei vem regulamentar uma série de procedimentos, que dizem respeito a tratamentos específicos voltados às especificidades das pessoas dentro do Transtorno do Espectro Autista, e possibilita às famílias que recebam apoio profissional adequado, fazendo com que nenhuma criança, jovem e adulto com autismo seja trancado dentro da sua própria casa, devido ao fato de sua família não ter condições de arcar com os altos custos para seu tratamento”, afirma a mãe Carolina Correa Spinola.

Mães e pais de pessoas autistas de Campo Grande fazem um apelo à população da capital. “Pedimos a todos que são sensíveis a essa causa a comparecer vestidos com camiseta azul, que é a cor do autismo. E que venham nos auxiliar a conscientizar sobre a importância de uma política específica com urgência”, convida Carolina.

Nessa oportunidade será entregue à população, balões azuis e impressos com o link do site onde o abaixo-assinado está sitiado online. “Vamos também colher mais assinaturas para a Petição Pública com o Abaixo-Assinado impresso”, afirma a mãe.


Definição

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização e de comportamento.

Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), também conhecido como Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID).


O Projeto de Lei

O texto equipara os autistas, para todos os efeitos legais, às pessoas com deficiência, permitindo acesso a tratamento especializado na rede pública.

Entre as diretrizes da política nacional estão a garantia de inserção social dos autistas; o estímulo à entrada no mercado de trabalho, desde que respeitadas as limitações da síndrome; o acesso a atendimento multiprofissional e a medicamentos; o direito a acompanhante em escolas de ensino regular e a proteção previdenciária.

O projeto prevê ainda a inclusão dos estudantes autistas nas classes comuns de ensino regular e o atendimento educacional especializado gratuito quando não for possível a inserção em classes comuns.

Nenhum comentário: