segunda-feira, 18 de julho de 2011

Thatiana Martins fala sobre sua carreira

Ariadna Alvin



Thatiana Martins é cantora, violonista e compositora nascida no Paraná, mas de coração campo-grandense. Talentosa e versátil, Thati Martins –como é chamada pelo público- vem crescendo cada vez mais na cena musical do estado. Hoje ela nos fala um pouco do seu trabalho e carreira.






1 – Muitos artistas começaram a carreira, por conta da influência musical familiar. Você teve esse tipo de influência? Sua família sempre apoiou você, na jornada musical?

Não tive nenhuma influencia musical da familia, apenas tive um interessa muito grande por musica e instrumentos musicais, como teclado e violão, muito ligada a poesias começei a escrever e desses poemas nasceram minhas primeiras composições, junto ao violão.

2 – Em sua opinião, o mercado musical exige muito mais do artista? O que você compreende por ser um artista?

Ser artista não é apenas cantar , pintar, dançar, a arte de uma maneira geral é uma forma de expressão que precisa ter uma verdade, ser artista é acreditar nas possibilidades improváveis. Arte é inovação, recriação. A música é uma combinação de sons que provocam, despertam a participação direta de quem os ouve. Com isso, a música cria um sentimento individual, capaz de permitir diversas associações pelas pessoas. Em relação ao mercado musical acredito que cada músico tem seu espaço e ser artista não é apenas estar na televisão ou nas grandes mídias. Ser artista é agradar seu público seja em uma roda de amigos, como num show lotado. O mercado musical está aí para vender e fazer dinheiro com sons descartáveis, comerciais e com os sons de qualidade que perduram por muito tempo. Realmente aparecer na grande midia não é facil, temos que buscar outros meios para mostrar nosso trabalho. Acredito que a internet é um meio de comunicação muito acessível.

3 – O seu primeiro álbum “Tudo ao seu tempo”, é totalmente autoral. Como se dá o seu processo de composição? E as parcerias?

Sim, este trabalho é totalmente autoral, a inspiração vem dos fatos simples da vida, às vezes acordo à noite e no meio da madrugada e componho uma música enquanto outras, não mais elaboradas, demoram dias para serem concluídas
Gosto de falar de amor, de jogos, palavras, natureza, assim me inspiro para criar. As parcerias são deliciosas, pois provocam outro tipo de criação, diferente e desafiadora, que é sentir a música ou a letra de outra pessoa, e conseguir dar forma a ela.

4 – Porque “Tudo ao meu tempo”?

O Cd “Tudo ao Meu tempo” , tem haver com a escolha das músicas, porque reuno todas as fases desses últimos 15 anos de composições, resgatei músicas da minha adolescência, remodelando os arranjos em harmonia com as canções mais recentes, com o intuito de mostrar esse meu tempo, e ao finalizar o cd tenho certeza que consegui alcançar esse objetivo.

5 – Você comenta sobre parcerias. Você já fez alguma canção em parceria com algum artista sul-mato-grossense?

Algumas. Uma música que me marcou foi a que compus em parceria com Bianca Spengler que abre o CD, chamada Certo e Errado e quero dizer que estou aberta a outras parcerias , e não apenas no estilo pop rock, porque componho em outros estilos musicais também. Nos últimos meses fiz uma música para a dupla Hebert e Evandro chamada Louco por você, que sai agora no próximo cd da dupla. E em parceria com o musicista Carlinhos, criamos o samba enredo da Escola de samba Unidos do São Francisco aqui de Campo Grande, no ano de 2011 chamado Mulheres.

6 – Você é Paranaense de nascimento, certo? Quando veio pra Mato Grosso do Sul, o que mais te tocou em relação à música regional do Estado?

Sim sou de Londrina no Paraná, mas minha família já mora em campo Grande a mais de 15 anos, em relação a música Sul-matogrossense, o estado contempla todos os estilos e ritmos, mas a sonoridade é única pois flertam com guarânias, polcas e chamamés, misturam o guarani com o português e acho isso o máximo, essa junção de ritmos não acontece em todo lugar.

7 – Me conte sobre os seus projetos. E me conte, em longo prazo onde pretende chegar, digamos, o seu “sonho”.

Consolidar o meu CD, mostrar meu trabalho em shows por todo o país. Além disso, tenho alguns projetos aqui em Campo Grande, que acho muito bacana o Sarau da Thaty que acontece uma vez por mês, com o intuito de divulgar não só o meu trabalho como de todos os artistas da cidade.
Estarei em turnê pelo Peru no mês de setembro, fazendo shows pelo país e desenvolvendo um projeto particular de oficina musical. E em longo prazo me firmar no cenário musical nacional, não apenas como cantora mas também como compositora.

O Cd “Tudo ao meu Tempo” esta a venda na Opus Comper Jardim dos Estados, Planet Music Shopping Campo Grande ou através do email: tmscg@hotmail.com para toadas regiões.

site www.thatianamartins.com

Telefone de contato: (67) 9982-6520.

Agenda:
Todas as terças-feiras no Tábua Choperia.
Sarau da Thaty no SIS uma vez por mês.
Dia 12 de Agosto show no Projeto Sexta no Horto às 19h30 com entrada é franca. Rua Anhanduí, 200 – Centro.
Mês de Setembro turne pelo Peru.

Nenhum comentário: