segunda-feira, 18 de julho de 2011

Poeta Claudio Willer fala sobre a relação da natureza com a poesia

Muita poesia. É o que o público pode esperar da palestra do poeta e ensaísta Claudio Willer no Festival de Inverno de Bonito 2011. Willer ministra sua palestra “A natureza e alguns poetas românticos, modernos e contemporâneos” no sábado, dia 30, às 10 horas, no Centro de Convenções.

Willer escolheu falar sobre a relação da natureza com a poesia por causa do contexto, pela palestra ser em Bonito. “Por isso me motiva mais ainda a falar do que é belo. Porque as pessoas que assistirem à palestra irão enxergar mais na poesia e na natureza”.

O poeta afirma que gosta de dar palestras ilustrando com os poemas, com o livro do autor examinado na mão. “Já dei inumeráveis palestras, sempre com manifestações de interesse e boa acolhida. Selecionei para a palestra poetas românticos, modernos e contemporâneos. Entre os românticos, principalmente William Blake, que achava sagrada a natureza. Entre os modernos e contemporâneos, beats, surrealistas, Herberto Helder, Manoel de Barros e Roberto Piva”.

Claudio Willer explica que a Geração Beat, um dos temas da palestra, é um movimento de poetas rebeldes que surgiu nos anos de 1950. “Estimulou a contracultura e rebeliões juvenis e transformou o tema da natureza em questão política, pelas tomadas de posição em defesa do meio ambiente, de uma relação mais saudável e vital dos homens com a natureza”.

É a primeira vez que o poeta vem a Bonito. “Quero muito conhecer a cidade. Minha expectativa é a melhor possível. O Festival de Inverno é o evento certo no lugar certo”.

Sobre o autor

Claudio Jorge Willer (São Paulo, 2 de dezembro de 1940) é um poeta, ensaísta, crítico e tradutor. Graduado em Psicologia pela USP (1966) e em Ciências Sociais e Políticas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1963), é Doutor em Letras, pela FFLCH-USP.

Como poeta, Willer distingue-se pelo caráter transgressivo de sua obra, ligada ao surrealismo e à geração beat. Como crítico e ensaísta, escreveu em vários periódicos brasileiros: nos diários Jornal da Tarde, Jornal do Brasil (caderno Idéias), Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo Correio Braziliense, nas revistas Isto É e Cult e em publicações da imprensa alternativa e independente.

Seus trabalhos estão incluídos em antologias e coletâneas, no Brasil e em outros países. Bibliografia crítica formada por ensaios em revistas literárias, resenhas e reportagens na imprensa, além de citação ou comentários em obras de história da literatura brasileira, como as de Afrânio Coutinho, Alfredo Bosi, Carlos Nejar, José Paulo Paes, Luciana Stegagno-Picchio.

Ocupou cargos públicos em administração cultural e presidiu por vários mandatos a União Brasileira de Escritores (UBE). Ministrou inúmeros cursos e palestras e coordenou oficinas literárias.

Serviço:


Palestra “A natureza e alguns poetas românticos, modernos
e contemporâneos”, com Claudio Willer
Data: 30 de julho
Horário: 10 horas
Local: Centro de Convenções de Bonito

Nenhum comentário: