sexta-feira, 29 de julho de 2011

MIS vai realizar curso gratuito de fotografia em agosto

O Museu da Imagem e do Som, vinculado à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza no mês que vem atividades que celebram o Dia Mundial da Fotografia em 19 de agosto. Será retomado entre 2 e 4 de agosto o Curso Básico de Fotografia Digital para Câmera Compacta e entre dias 16 a 18 o Curso Básico de Fotografia Digital para Câmera Reflex.

Ambos os cursos fazem parte do projeto “Amplificadores de Cultura”, que oferece ao público atividades nas áreas de artes plásticas, fotografia, vídeo, cinema, literatura, entre outras, através de cursos, palestras e oficinas.

O curso básico de fotografia digital para câmera compacta, direcionado aos fotógrafos amadores, é destinado a pessoas que utilizam a câmera digital no dia-a-dia para fotografar amigos, familiares, lugares ou eventos do trabalho. “É uma oportunidade para conhecer mais sobre os recursos da câmera compacta e fazer um uso melhor do equipamento fotográfico. Assim, a metodologia consiste na apresentação dos conceitos teóricos para a posterior aplicação desses na prática" explica Matheus Regalce, ministrante da oficina.

A oficina aborda os conceitos e as práticas referentes à medição de luz, enquadramento, foco, planos em fotografia, perspectiva linear e foco diferencial, zoom, close, macro, uso do flash, ajuste de ISO e balanço de branco.

Segundo o presidente da FCMS, Américo Calheiros, “a programação de agosto do MIS vem atender a constante demanda da população por conhecimento em fotografia, consolidando o museu como espaço dinâmico de instrução, reflexão e inspiração”.

Novo MIS

O MIS de MS tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto. Desde sua criação, o MIS vem desenvolvendo também ações no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.



Criado há mais de dez anos, o MIS de MS teve seu espaço físico reestruturado recentemente para atender a comunidade, através do projeto de Adequação das Áreas de Salvaguarda do Acervo e Implantação da Sala de Projeção, realizado com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e contrapartida do governo estadual.



Serviço: O projeto Amplificadores de Cultura - Curso Básico de Fotografia Digital para Câmera Compacta acontece no Museu da Imagem e do Som de MS, no Memorial da Cultura e Cidadania, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, na Capital, da 8h às 11 horas e é gratuito. Informações e inscrições: 3316 9178 – mis.de.ms@gmail.com.

Nenhum comentário: