segunda-feira, 11 de julho de 2011

FCMS leva artesanato do estado a Feira Nacional em SP

O trabalho de artesãos sul-mato-grossenses estará presente na 6ª edição do Salão de Turismo “Roteiros do Brasil” e Feira Nacional do Artesanato, que acontece de 13 a 17 de julho no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

A arte de Mato Grosso do Sul esteve exposta em São Paulo em todas as edições do Salão de Turismo, ajudando a fomentar o fazer artesanal em todas as regiões do Estado. As peças serão comercializadas para visitantes brasileiros e estrangeiros.

Este ano a feira paulista contará com a representatividade de cerca de 400 artesãos sul-mato-grossenses. Seis entidades ligadas ao setor artesanal participarão: Artems, Fenart, Proart, Sinart e Uneart, além da Incubadora Zé Pereira.

A maioria dos Núcleos de Produção Artesanal do Estado levará trabalhos de referência: Ponta Porã, Coxim, Caarapó, Dourados, Jardim, Corumbá, Itaquiraí, Ivinhema, Nioaque, Três Lagoas, Dois Irmãos do Buriti, Bonito, Rio Verde, Mundo Novo, Aral Moreira e Campo Grande, além de artesãos que trabalham individualmente.

Incentivo

A representatividade do setor artesanal faz parte do projeto Participação em Feiras de Artesanato Nacionais, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul através da Gerência de Artesanato, que tem como princípio desenvolver políticas públicas, fomentando ações de valorização do produto e de suas técnicas de produção, além de proporcionar emprego, renda e inclusão social.

Visa ainda a organização de núcleos de artesanato nos municípios, a inclusão do artesanato sul-mato-grossense no mercado competitivo, a melhoria da qualidade de vida dos artesãos e a divulgação da cultura regional por meio do artesanato.

Para isso investe na capacitação profissional, na difusão e a comercialização dos produtos artesanais e no intercâmbio regional, divulgando e comercializando o artesanato por meio do apoio na participação em feiras.

O Estado já foi representado em mais de 25 Feiras Nacionais de Artesanato desde 2007, destacando-se o Salão Nacional de Turismo em SP, a Finnar, em Brasília, Abav/ RJ, Mãos de Minas/ MG, Feincartes (MS), Salão Internacional de Artesanato (DF) Fenearte, em Olinda/PE, contando com a participação de 20 Núcleos de Produção Artesanal e mais de 2 mil artesãos de todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Nenhum comentário: