terça-feira, 12 de julho de 2011

Bonito assistirá Historias de Amor Duram Apenas 90 Minutos

No terceiro dia de programação o Festival de Inverno de Bonito exibe o drama "Histórias de Amor Duram Apenas 90 Minutos". A apresentação acontece na sexta-feira (29), às 18h45 no auditório Kadwéu.

A história gira em torno da vida de Zeca, personagem vivido pelo ator Caio Blat, um escritor de 30 anos que, por não conseguir escrever, fica no mais completo ócio. Ele é casado com uma professora (Júlia, interpretada por Maria Ribeiro) que sonha em fazer um curso em Paris. Júlia é definida pelo marido como uma “típica personagem de filme francês: linda, inteligente fria”.

Vítima do ócio, Zeca passa a perambular pela cidade e entre um passeio e outro vê Julia com uma amiga entrando em uma loja. Secretamente ele consegue observar as duas mulheres no provador de roupa e a partir de então acredita que elas mantêm um caso amoroso. Como se não bastasse, o homem passa a suspeitar que a esposa esteja tendo outro caso, só que dessa vez com uma das alunas dela, Carol, encenada pela atriz argentina Luz Cipriota.

Esse já seria um ótimo enredo de adultério ou paranóia, mas o filme ganha um novo rumo. A “tradicional” traição é trocada por um possível relacionamento homossexual. A história ganha um triângulo amoroso de uma forma contemporânea quando a desconfiança de Zeca dá lugar a outro sentimento, a paixão. O escritor aos poucos abandona o ciúme e começa a cultivar um desejo por Carol, aluna de Júlia.

O filme gravado em 2010, sob direção de Paulo Halm, já recebeu diversas premiações, como na categoria Melhor Roteiro no Festival de Cinema Brasileiro de Miami; Melhor Ator e Melhor Filme no Festival de Cinema Luso Brasileiro de Santa Maria da Feira e Melhor Edição de Som e Melhor Ator no Festcine de Goiânia. A obra cinematográfica também marca a estreia de Halm na direção de longa metragens.

Nenhum comentário: