terça-feira, 26 de julho de 2011

Espetáculo traz olhar diferenciado das Artes Cênicas no MS

Produzir e mostrar linguagens alternativas. Essa é a intenção do diretor Jair Damasceno quando cria seus espetáculos teatrais. A mais nova produção vai estrear em agosto ou setembro de 2011 com o nome “CalaBoca! e Grita”. A peça é baseada em estudos sobre alguns teatrólogos, experimentadores e perfis de algumas heroínas da dramaturgia.

“Não quero propor algo inédito ou uma nova forma de trabalhar as Artes Cênicas, mas não abro mão de ser alternativo às linguagens produzidas no Estado”, afirma Jair Damasceno. Ele pretende estrear em Campo Grande e viajar o MS com o espetáculo. E acrescenta que a peça fala dos eternos conflitos humanos, de dominação e tentativas de não submissão, que versa também sobre o feminino e a busca da expressão, além de autonomias vivenciais.

“Parece complexo, mas o teatro experimental é apenas uma forma diferente e não mais ou menos trabalhosa que os outros formatos”, opina a atriz Gláucia Pires, que participa da montagem. Ela conta que foram seis meses de exercícios de criação, laboratórios, estímulos cênicos e ensaios. E finaliza dizendo que o processo criativo e participativo baseado na pesquisa de técnicas e de autores admirados pelo grupo é fundamental na criação de cena, pela necessidade de se trabalhar uma linguagem que reflita os anseios do grupo e que repercuta junto ao público de forma positiva.

Com presença de alguns convidados, “CalaBoca! e Grita” já realizou alguns ensaios-abertos, inclusive no curso intensivo “Da Criação à Cena” – projeto aprovado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC/MS), que vai até o dia 31 de julho deste ano. Para mais informações ligue no 3042-0112.

Nenhum comentário: