terça-feira, 26 de julho de 2011

MIS vai realizar curso gratuito de fotografia em agosto

O dia 19 de agosto é o do Dia Mundial da Fotografia, e para comemorar a data o Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul (MIS), unidade vinculada à Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza no próximo mês diversas atividades voltadas a essa arte.

Começando a programação, o MIS retoma do dia 2 a 4 de agosto o projeto “Amplificadores de Cultura”, que oferece ao público atividades nas áreas de artes plásticas, fotografia, vídeo, cinema, literatura, entre outras categorias artísticas, através de cursos, palestras e oficinas.

Neste mês, o projeto “Amplificadores de Cultura” promove o “Curso Básico de Fotografia Digital para Câmera Compacta”, direcionado aos fotógrafos amadores. "O curso é destinado a pessoas que utilizam a câmera digital no dia a dia para fotografar amigos, familiares, lugares ou eventos do trabalho. É uma oportunidade para conhecer mais sobre os recursos da câmera compacta e fazer um uso melhor do equipamento fotográfico. Assim, a metodologia consiste na apresentação dos conceitos teóricos para a posterior aplicação prática", explica Matheus Regalce, ministrante da oficina.

O curso aborda os conceitos e as práticas referentes à medição de luz, enquadramento, foco, planos em fotografia, perspectiva linear e foco diferencial, zoom, close, macro, uso do flash, ajuste de ISO e balanço de branco. Além deste, será realizado também o “Curso Básico de Fotografia Digital para Câmera Reflex” do dia 16 a 18 de agosto, bem como palestras, exposições e mostra de cinema, todos voltados à Fotografia.

Novo MIS

O Museu da Imagem e do Som tem por finalidade preservar os registros que compõem a memória audiovisual sul-mato-grossense, efetuando a salvaguarda dos bens culturais que formam a identidade cultural do Estado. O acervo do museu, formado a partir de doações particulares e institucionais, é composto por um rico material que contempla categorias como fotografia, vinil, CD, VHS, DVD, película, livro, catálogo e objeto. Desde sua criação, o MIS vem desenvolvendo também ações no sentido de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições.

Criado há mais de dez anos, o MIS teve seu espaço físico reestruturado recentemente para atender a comunidade, através do projeto de Adequação das Áreas de Salvaguarda do Acervo e Implantação da Sala de Projeção, realizado com o apoio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e contrapartida do governo estadual. Segundo o presidente da FCMS, Américo Calheiros, “a programação de agosto do MIS vem atender a constante demanda da população por conhecimento em fotografia, consolidando o museu como espaço dinâmico de instrução, reflexão e inspiração”.

Os interessados em fazer o curso básico de fotografia digital para câmera compacta podem procurar o MIS – que está instalado no Memorial da Cultura e Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande. As aulas acontecerão nos dias 2, 3 e 4 de agosto, das 8 às 11 horas. Outras informações podem ser obtidas por telefone - 67 3316 9178 – e e-mail: mis.de.ms@gmail.com .

Nenhum comentário: