quarta-feira, 13 de julho de 2011

Reeducanda da capital realiza sonho de ter obra publicada

Pensamentos, desabafos e sentimentos vividos dentro de uma cela de prisão compõem a coletânea “Força de Atração” escrita pela reeducanda Aline Soares Becca, do Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi , em Campo Grande.

Aos 21 anos de idade, a interna teve este mês o grande sonho materializado em um livreto, com tiragem de 94 impressões, possibilitando que outras pessoas conheçam a sua obra.

A própria autora define a coletânea como um incentivo de fazer com que coisas boas aconteçam a partir do pensamento positivo. “A publicação desse meu livro é uma prova disso, eu pensei positivo e aconteceu”, ressalta. Com 16 páginas, o livreto está dividido em três capítulos: “Relato de uma sentenciada”, “Oportunidades” e "A voz soou em meus ouvidos”.

Com pai jornalista, a reeducanda – que tem o 1º ano do ensino médio cursado – diz que escrever sempre foi uma maneira de encontrar um sentido para a vida. Ela conta que já rascunhou outras obras em suas passagens anteriores por instituições prisionais, mas nunca chegaram a ser publicadas.

Natural de Goiás e com um imenso histórico de uso de entorpecentes, moradia nas ruas e passagens por casas de menor infrator, Aline está presa no EPFIIZ desde abril de 2010. Ela chegou a ser progredida para o regime semiaberto, mas acabou perdendo o benefício devido a atos de indisciplina.

Nesse período em que esteve na unidade de regime semiaberto suas escritas despertaram na diretora do presídio, Mari Jane Boleti Carrilho, a intenção de tornar realidade o sonho da interna. O livreto surgiu de rascunhos de Aline em um caderno; o que ela rascunhava era digitado e editado pela agente penitenciária Lílian Ricci; a obra também recebeu revisão da diretora da unidade prisional e até um prefácio escrito pela psicóloga da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Maria Lúcia Medeiros Teixeira. “Aí criamos uma capa e mandamos imprimir”, explica Mari Jane, que custeou a impressão. Segundo a diretora, a iniciativa teve como objetivo valorizar a interna, dar mais autoconfiança e ajudar na superação de problemas comportamentais.

E a intenção de em vez de só punir, também dar oportunidade, parece que está dando resultado, segundo a diretora interina da unidade fechada (onde Aline está presa atualmente), Ruth Silveira Santos, pois a publicação do livreto já está refletindo no comportamento da reeducanda. “Ela está totalmente tranquila e feliz”, informa.

Tarde de autógrafos

Na última sexta-feira (8), a interna participou de uma tarde de autógrafos no EPFIIZ, com a presença de autoridades da Agepen, servidoras que atuam no presídio e 16 custodiadas escolhidas pela autora. Cada convidado recebeu um exemplar autografado por Aline Becca.

Segundo a diretora interina do estabelecimento penal, as outras cópias serão disponibilizadas em bibliotecas de presídios da Capital. Como a publicação não tem nenhum tipo de fim comercial, não podendo de forma alguma ser vendida, a reeducanda assinou um termo de liberação dos direitos autorais.

Nenhum comentário: