terça-feira, 10 de maio de 2011

SESC dramaturigia será apresentado em duas cidades do estado

O SESC realiza, nesta semana, SESC Dramaturgia: Leituras em cena 2011. Voltado para atores, diretores, acadêmicos de artes cênicas, comunidades artísticas, atores amadores, comerciários e apreciadores da literatura dramática, a primeira oficina será entre os dias 10 e 12 de maio, no SESC Dourados.

Serão trabalhadas as leituras dos textos de Maria Clara Machado: O Cavalinho Azul, Pluft, o Fantasminha, A Bruxinha que era boa e Aprendiz de Feiticeiro. A oficina começa às 08h30 e termina às 12h30, na própria unidade.

O Projeto SESC Dramaturgia consagra-se no estado do Mato Grosso do Sul como um dos mais importantes projetos voltados exclusivamente para a pesquisa, estudo e discussão do texto teatral, em sua essência. A comunidade artística local utiliza-se dos recursos e ferramentas oferecidos por este projeto como um subsídio de maior importância para as produções teatrais locais. Por meio do projeto, cria-se um intercâmbio entre atores e explora-se ao máximo o conteúdo ministrado pelo palestrante, que sempre está ligado, intimamente, às produções e pesquisas dramatúrgicas nacionais.

O ato de estudar, discutir e ensaiar uma leitura dramatizada leva à compreensão de textos de maneira geral, o que consequentemente leva a conhecer e estudar a história do próprio país.

SESC HORTO - Em Campo Grande, o projeto será realizado no teatro de bolso do SESC Horto com o estudo da dramaturgia de Millôr Fernandes. No dia 13 de maio (sexta-feira), as aulas são das 18 h às 22 h e no final de semana (dias 14 e 15 de maio), a oficina é das 14h às 18 h. Os textos que serão estudados são: O Homem do Princípio ao Fim, É... Baseado num fato verídico que apenas ainda não aconteceu, Os Órfãos de Jânio e Computa, Computador, Computa.

A oficina destina-se a uma abordagem sobre a leitura dramatizada por meio da palavra, tornando mais viva e fascinante a dramaturgia a ser estudada, sem a necessidade de criar um espetáculo teatral na sua verdadeira e total dimensão, dando ênfase ao estudo da dicção, da pronuncia e da dramaticidade a ser explorada nas leituras.

Quem ministra as aulas é Vitor Lemos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



SESC Dourados - Rua Toshinobu Katayama, 178 Centro - 3421-6767



SESC horto – Rua Anhandui, 200 – 3321-3181

Nenhum comentário: