quarta-feira, 18 de maio de 2011

Incubadoras da UEMS forma mais três empresas para o mercado

A Fênix, incubadora de empresas da UEMS, realizará a graduação de três empreendimentos amanhã (19). Elas permaneceram
aproximadamente dois anos e meio incubadas, recebendo diversos tipos de consultoria para que, neste momento, tivessem condições de funcionar de maneira independente e competitiva no mercado local.

A solenidade acontecerá na Unidade 2 da Universidade, na Av. Weimar Torres, 2566.

As três novas empresas que ganham maioridade profissional são a Cemaps que trabalha com agronegócio; a Dourasoft que desenvolve softwares para gestão de lotéricas; e a Origens BRA, laboratório de inseminação com sêmen bovino.

De acordo com a responsável pela Fênix, Janete Soares, as empresas
atendidas pelo projeto passam por duas etapas antes de serem graduadas.

A primeira é a pré-incubação, com duração de seis meses podendo ser
prorrogado por mais quatro meses. Nessa etapa, uma equipe de consultores analisará a viabilidade do empreendimento ajustando o negócio a fim de que ele alcance sucesso no mercado. Depois, a empresa passa para a fase de incubação por dois anos. “A Fênix dá todo o suporte para que negócio se desenvolva. Uma equipe especializada oferece assessoria, auxilio para desenvolvimento de um plano de negócios, consultoria em marketing e pagamento de parte do material publicitário inicial”, explica Janete.

Depois de graduados, os empreendedores ficam com os direitos de
reprodução do material publicitário desenvolvido durante a incubação: logomarca, por ex.

*Reaproveitamento da água da chuva*

Também no dia 19, a Fênix firmará convênio com seu novo empreendimento: a Ecopluvial. A empresa, que passará a ser pré-incubada, propõe oferecer em nível regional um sistema de captação da água da chuva, visando seu reaproveitamento na própria residência que o adquirir. A água captada por meio de calhas e filtrada por um sistema próprio pode, de acordo com o empreendedor Luis Antônio Siqueira ser utilizada em diversas atividades do cotidiano, como limpeza e irrigação. “Só não é aconselhável que a água seja reaproveitada para consumo e lavagem de alimentos, mas para as outras atividades é ideal”, afirma Luis Antônio.

Nenhum comentário: