terça-feira, 10 de maio de 2011

Quinta edição do Semana Pra Dança começa hoje no MIS

Com apoio da Funarte e da Caixa Econômica Federal e realização do Núcleo de Dança da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), o Museu da Imagem e do Som (MIS) abre suas portas de 10 a 14 de maio para o Festival Internacional de Vídeo & Dança - Dança em Foco.

A programação, gratuita, conta com mostra de vídeos, oficinas, debates e palestras prezando pelo intercâmbio de informações aos amantes da arte da dança. Julia Aissa, coordenadora do Núcleo de Dança da FCMS, explica que esta é a primeira vez que o evento chega a Campo Grande com exibição da Mostra Internacional de Videodança (MIV), mesas redondas, palestras, oficinas e performances, mostrando o melhor da recente produção mundial ao longo de uma semana de evento gratuito e aberto ao público.

O festival é dirigido pelo coreógrafo Paulo Caldas, pelo pesquisador Leonel Brum, pelo curador Eduardo Bonito e pela produtora Regina Levy. O patrocínio é da Funarte e da Caixa Econômica Federal e conta com a parceria do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e do Movimente – Fórum de Artistas da Dança.

O festival é orientado para as diferentes possibilidades de associação entre a dança e o vídeo, entre o corpo e a imagem: performances e espetáculos multimídia, instalações e, sobretudo, a videodança.

A videodança pode ser compreendida como uma produção coreográfica concebida especialmente para a tela e que só existe plenamente dentro dela; ou como uma obra de dança criada como vídeo ou um vídeo criado como dança. Trata-se de uma linguagem artística hoje em pleno crescimento em todo o mundo, produzida na interface da dança com o audiovisual. Seus resultados têm sido difundidos em festivais, na internet e na TV, sendo hoje um dos veículos de maior alcance para a coreografia contemporânea.

Criado no Rio de Janeiro em 2003, o dança em foco chega à sua nona edição, em 2011, com realização do Sesc Rio, através do Espaço Sesc, e ampliado para São Paulo, desde 2006, com a realização do Sesc SP. Desde 2008, o Festival obteve uma expansão nacional graças ao patrocínio da Caixa Econômica Federal e, este ano, sua quarta itinerância conta também com o patrocínio da Funarte. Estará presente, além de Campo Grande (10 a 14 de maio) em outras capitais brasileiras: Goiânia (3 a 7 de maio), Porto Alegre (12 a 16 de abril), e Belo Horizonte (30 de junho a 4 de julho).

A programação nesta capital inclui a Mostra Internacional de Videodança (MIV), com exibição de obras de videodança de diversos países, mesa redonda, palestra, oficina e com uma inédita performance, apresentada por Lara Seidler e Patrícia Pereira.

Confira a programação:

1. MIV - Mostra Internacional de Videodança

10, 11, 12 e 14 de maio (terça/ quarta/ quinta e sábado) - 13h30 às 17h30

13 de maio (sexta-feira) - 13h30 às 22h

MIS - Museu da Imagem e do Som

A MIV - Mostra Internacional de Videodança reúne programas inéditos de videodança de diversos países. Classificação etária: desaconselhável para menores de 12 anos, pois alguns vídeos contêm nu artístico.

2. Mesa Redonda

Dia 10 de maio (terça-feira) às 19h30 no Memorial da Cultura e da Cidadania/FCMS

Dança, Corpo e Imagem - com Paula Bueno e Helton Pérez; mediação de Leonel Brum, curador do evento. Os convidados exibirão obras e discutirão os diferentes olhares sobre a videodança, corpo e imagem.

3. Oficina

10 a 13 de maio das 8h às 12h

MIS - Museu da Imagem e do Som/ 3º andar

Entre-Corpos com Lara Seidler e Leonel Brum

Experimentar esteticamente o visível e invisível que compõem a ação cênica de dança, buscando através da poética do claro e do escuro provocado pelas lanternas, um campo de aparecimento de corpos e movimentos. A oficina trata ainda das relações entre dança, corpo e imagem na videodança.

A oficina é gratuita e direcionada a bailarinos, performers, coreógrafos, fotógrafos, videomakers e artistas interessados no corpo e no movimento e com uma experiência prática básica em suas respectivas áreas. Equipamento recomendado: câmera de vídeo ou fotográfica que grave vídeos.

Inscrições devem ser feitas no Núcleo de Dança da Fundação de Cultura com Julia Aissa, no Memorial da Cultura e Cidadania, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559 - 4º andar - Centro - Campo Grande/MS das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 ou por e-mail: nucleodanca.fundacaocultura.ms@gmail.com - Informações 3316-9169.

Os interessados devem enviar currículo e carta de intenção. Até dia 5 de maio. Vagas Limitadas

Lara Seidler

Bailarina, coreógrafa e pesquisadora, docente do Departamento de Arte Corporal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutoranda em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFRJ e assistente de direção, preparadora corporal e intérprete-bailarina da companhia de dança contemporânea da UFRJ.

4. Performance

- 13 de maio (sexta-feira), às 18h no MIS - Museu da Imagem e do Som/ 3º andar

Poéticas da Noite com Lara Seidler e Patrícia Pereira e Leonel Brum

Orientação: Ângela Leite Lopes

Memorial da Cultura e da Cidadania/FCMS

Performance interativa cujo gesto de dança é construído pela circulação e tensão de forças que dialogam a partir das interações entre diversos corpos mergulhados num ambiente sem luz, iluminado somente por pequenas lanternas presas aos corpos dos espectadores. Os encontros e os acordos entre-corpos compõem pequenos fragmentos de cenas fugidias, projetadas ao vivo nas telas da instalação.

Patrícia Pereira

Bailarina, coreógrafa, pesquisadora e professora de dança. Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Departamento de Arte Corporal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretora da companhia de dança contemporânea (UFRJ).

5. Palestra

14 de maio (sábado) - às 18h Com Leonel Brum

MIS - Museu da Imagem e do Som/ 3º andar

Esta palestra procura abordar os aspectos históricos e estéticos das relações entre a dança e o audiovisual desde as primeiras experiências do cinema, passando pelos pioneiros europeus e incluindo as produções contemporâneas nacionais e internacionais de cinedança e videodança.

Leonel Brum

É um dos fundadores dos eventos dança em foco e Circuito Videodança Mercosul e criador dos festivais Dança Criança e Dança Brasil.. Doutorando em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor do curso de dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC).

Local: MIS – Museu da Imagem e do Som/Memorial da Cultura e Cidadania/Memorial da Cultura e Cidadania, avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar, Campo Grande, MS.

Nenhum comentário: