quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fundação de Cultura dá inicio ao Projeto Rota Cinema 2011

Três Lagoas, distante 340 quilômetros da Capital, será a primeira cidade sul-mato-grossense a receber o Rota CineMS em 2011. O projeto desenvolvido pela Gerência de Difusão Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) leva exibições gratuitas de filmes e animações aos municípios que não possuem salas de cinema.

A exibição em Três Lagoas será feita de forma diferenciada. O Rota CineMS integrará a segunda edição do projeto “Abraço Cidadão”, que será realizado na Escola Municipal Maria de Lourdes, na Vila Piloto, em Três Lagoas, no próximo dia 28 (sábado), a partir das 13 horas.

De acordo com o presidente da FCMS, Américo Calheiros, o projeto da FCMS busca aproximar a população do cinema em municípios que normalmente não possui salas de exibição. “Além das exibições gratuitas, o Rota Cine divulga principalmente o cinema nacional. Isso fortalece nossa historia, nossa identidade e o gosto pelo cinema brasileiro”, realça Calheiros.

A equipe do Rota CineMS vai trabalhar auxiliando os alunos selecionados pelo Departamento de Patrimônio Histórico de Três Lagoas na captação de material audiovisual, que será utilizado na concepção do projeto “Meu Bairro Minha História”, com vídeos que contam a história dos bairros da cidade. Os alunos vão recolher relatos orais, documentos, fotos e objetos antigos importantes para a formação do Núcleo de Documentação Histórica do município e do Museu.

Já nos dias 30 e 31 (segunda e terça-feira), Corguinho recebe o projeto, que vai exibir em escolas públicas do município, o filme sul-mato-grossense “Caá – A Força da Erva”, dirigido pela jornalista Lú Bigatão, além de animações brasileiras infantis.

Serviço:

Outras informações no Núcleo de Arte Visual da FCMS (67) 3316-9166, ou Lidiane Lima (coordenadora do Rota CineMS) 67 – 9672-2079. Em Três Lagoas as informações sobre os projetos “Abraço Cidadão” e “Meu Bairro Minha História” podem ser obtidas no Núcleo de Cultura pelo telefone (67) 3929 1133 ramal: 216 com Arlinda ou Rodrigo

Nenhum comentário: