terça-feira, 24 de maio de 2011

Bob Dylan admite vicio em heroina em entrevista de 66 inédita

AE

O músico americano Bob Dylan revelou ter sido viciado em heroína em um determinado período de sua vida, em uma entrevista gravada em 1966 e divulgada pela primeira vez nesta segunda-feira.

"Adquiri o hábito da heroína em Nova York", contou Dylan ao amigo Robert Shelton, em uma entrevista de março de 1966.

"Fiquei muito, muito viciado por um tempo, digo realmente viciado. E me livrei do hábito. Eu tinha um hábito que custava cerca de 25 dólares por dia e me livrei dele", disse.

Acredita-se que esta tenha sido a única vez em que o compositor de "Like a rolling stone" confessou seu vício na droga.

A entrevista de duas horas, transmitida pela rádio BBC, foi feita durante um voo no jato particular de Bob Dylan, durante uma turnê pelos Estados Unidos. Ele e Shelton, crítico musical que ajudou a alavancar sua carreira, iam de Lincoln, Nebraska, a Denver, no Colorado.

Além de falar sobre a heroína, Dylan, então com 24 anos, revela na fita que pensou em cometer suicídio.

"A morte para mim não é nada... A morte para mim não significa nada, contanto que eu possa morrer rápido. Por muitas vezes eu soube que seria capaz de morrer rápido, e eu poderia facilmente ter ido em frente e feito isto", afirma o cantor.

"Admito que tenho esta coisa suicida... Mas sobrevivi desta vez", acrescentou.

Indagado sobre suas composições, Dylan diz que leva seu trabalho "menos a sério do que qualquer pessoa, destacando que "isso não vai me fazer feliz".

"Você não pode ser feliz fazendo uma coisa legal", afirma.

Voltando ao tema do suicídio, o jovem cantor reflete: "Não sou o tipo de cara que vai cortar fora uma orelha se não consegue fazer alguma coisa. Sou o tipo de cara que simplesmente cometeria suicídio.

"Daria um tiro na cabeça se as coisas ficassem ruins; pularia de uma janela... Cara, eu daria um tiro em mim mesmo. Você sabe que eu posso pensar sobre a morte, abertamente".

As fitas da entrevista foram descobertas durante a pesquisa para a edição revisada da biografia de Bob Dylan, "No Direction Home", assinada por Robert Shelton e publicada pela primeira vez em 1986.

A nova edição coincide com o aniversário de 70 anos do cantor, na próxima terça-feira.

Nenhum comentário: