segunda-feira, 9 de maio de 2011

Começa amanhã Feira de Livros

Será realizada nesta terça-feira (10/05), às 20 h, a abertura oficial da 21ª Feira de Livros do SESC e Semana Literária Manoel de Barros, em Campo Grande.

O evento será no SESC Camillo Boni - Ginásio de Esportes Jardim dos Estados, onde haverá um bate papo com escritores com participação de Arnaldo Pinheiro Mont’Alvão Júnior, autor do livro As (in)definições críticas da ficção científica brasileira contemporânea; Edgar Cézar Nolasco dos Santos, que tem ampla formação na área, incluindo doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais e que também é membro do conselho editorial das Revistas - Papéis (UFMS) e RAÍDO - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFGD) e também participa Marcos Antônio Bessa Oliveira, que estuda em seu mestrado a pintura e literatura de Clarice Lispector, além de desenvolver, de forma independente, pesquisa sobre a produção artística de Mato Grosso do Sul.

Na ocasião serão lançados os livros: A Reinvenção do arquivo da memória cultural da América Latina; As (in)definições Críticas da Ficção Científica Brasileira Contemporânea; BabeLocal: Lugares das Miúdas Culturas; Cadernos de Estudos Culturais 4: Crítica Biográfica; Das prateleiras de Babel: Uma Breve Síntese Sobre Tudo; Ensino de Artes X Estudos Culturais: Para Além dos Muros da Escola e O Objeto do Desejo em Tempo de Pesquisa: Projetos Críticos na Pós-Graduação II.

A programação da Feira – que é aberta ao público - contempla seminários, debates, bate papos e intervenções culturais.

O projeto conta com a parceria da Fundação Manoel de Barros e Uniderp FM. A Feira conta ainda com a colaboração de 22 livrarias e editoras, entre elas a Paulus Editora, o Núcleo de Estudos Culturais Comparados da UFMS, a Autêntica Editora, entre outras.


Na quarta-feira (dia 11 de maio) a programação será aberta às 13 horas e, às 14 horas, a Associação Chico Maria Produções Culturais apresenta “Os Brincanteiros”. Entre uma sessão de autógrafos e outra, a escritora Paula Pimenta participará de bate papo com os alunos.

Formada em Publicidade pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Paula fez cursos de extensão em Música (habilitação em canto e violão) na UEMG; estudou Teatro na "Companhia de Teatro" (MG), onde também foi professora de expressão vocal. Estudou “Creative Writing” (Escrita Criativa) em Londres (Inglaterra); participou de oficinas de roteiro ministradas pelo premiado roteirista Di Moretti. Foi colunista do site “Crônica do Dia” por muitos anos e é autora do livro “Confissão” e da série “Fazendo meu filme”.

No penúltimo dia de feira, dia 12 de maio, a programação será retomada às 14 horas com a apresentação “Os Brincanteiros” pela Associação Chico Maria Produções Culturais e na sequencia serão apresentados resultados do projeto Bodoque de Palavras, com apoio da Fundação Manoel de Barros. Realizado em 2010 pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto levou as poesias de Manoel de Barros para alunos da zona rural.

Ainda na quinta-feira haverá exposição de imagens produzidas durante o projeto, exibição de um vídeo documentário e realização da oficina: "Mergulho vivo nas incomplitudes dos seres". A noite será encerrada com lançamento de livros e sessão de autógrafos.

No último dia, sexta-feira, 13 de maio, novamente a apresentação “Os Brincanteiros”, às 14 horas e na sequencia haverá apresentação com o Grupo Teatral Tramas, Dramas & Aplausos (Fundação Manoel de Barros), da peça "Na Chalana - A Bagagem de Letras de Manoel de Barros". Às 17h30 Café Debate com o tema "Filosofia, Encantamento e Caminho - Introdução ao Exercício de Filosofiar" com o palestrante professor mestre Miguel Gomes Filho e as atividades se encerram às 19 horas.

Paralelo à esta programação haverá visitação orientada aos estandes de livros, Intervenções Artísticas e oficinas de criação literária.

Serviço: O SESC Camilo Boni, onde ocorre a programação da Feira do Livro e Semana Literária fica na Rua 25 de Dezembro, n.º 234. O telefone para informações é o (67) 3324 – 7227

Nenhum comentário: