quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sedesc promove inclusão e também aposta no turismo

A Superintendência de Turismo, Ciência e Tecnologia da Sedesc está desenvolvendo projetos sociais em parceria com o Governo Federal. Um deles, o de “Telecentros.BR”, por meio do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades.

A coordenação geral é feita por um colegiado, formado por profissionais dos ministérios da Ciência e Tecnologia, das Comunicações e do Planejamento.

O papel da Sedesc é captar os espaços e monitores para atuar nos telecentros, após consulta das comunidades que disponham de locais para instalação das salas, que podem ser chamadas de “lan houses públicas”.

No caso, as lideranças comunitárias cadastradas cedem os prédios que receberão, os equipamentos novos e recondicionados instalados pela estrutura física da Prefeitura.

Segundo a superintendente, Maria do Carmo Portocarrero Petelinkar, já foram aprovadas 25 salas de telecentro, nos seguintes bairros: Jardim Caiobá, Jardim Batistão, Maria Aparecida Pedrossian, Arnaldo Estevão de Figueiredo, Jardim Montevidéu, Iracy Coelho, Centro, Vila Nhá-Nhá, comunidade Tia Eva e quatro associações de moradores na zona rural de Campo Grande.

O programa federal fornece às entidades beneficiadas equipamentos de informática novos e recondicionados, conectividade (serviço de conexão à internet), bolsas para jovens monitores (entre 16 e 29 anos), além de formação para os bolsistas.

Ainda no setor de tecnologia, a Sedesc está executando o projeto do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que tem como função principal combater o descarte incorreto de milhares de equipamentos eletrônicos no meio ambiente. Todos os materiais serão recondicionados e doados para entidades, telecentros, bibliotecas ou grupos que tenham projetos voltados à inclusão digital.

A Prefeitura fez parceria com a Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária, uma instituição filantrópica que oferece vários cursos para adolescentes em situação de vulnerabilidade social, profissionalização de adultos carentes e comunidade em geral.

Para instalação do CRC, serão parceiros, também, o Instituto Mirim de Campo Grande e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento e da Ciência e Tecnologia.

Fomento ao turismo

O departamento gerencia também atividades ligadas ao turismo da Capital com a elaboração, atualização e confecção de material promocional, mapa turístico, folders e livretos apresentando a cidade ao turista.

Uma das principais atrações é o ônibus City Tour que atende, por agendamento, solicitações de passeios para conhecer os principais pontos turísticos, para escolas municipais, estaduais e instituições beneficentes, além dos turistas que visitam a Campo Grande e a população local.

A direção informou que está sendo adquirido mais um ônibus, que possibilitará uma abrangência maior de passageiros.

A Sedesc administra, ainda, a Coordenação dos Centros de Atendimento ao Turista (CAT no Aeroporto, Terminal Rodoviário, Shopping Campo Grande, Feira Central, Morada dos Baís, Centro Comercial Popular/Camelódromo e o José Maria Tortorelli na BR 262). Para melhor atender os postos, acadêmicos do curso de Turismo passam por oficinas de capacitação de atendimento ao público e, desta forma, ficam habilitados a orientar corretamente os turistas que procuram informações nos CATs.

Segundo Maria do Carmo, o departamento também participa de fóruns regionais e estaduais de fomento ao desenvolvimento turístico de Campo Grande, integra o Conselho Municipal de Turismo, apóia congressos e feiras sediados na Capital além de integrar programas desenvolvidos pelo Ministério do Turismo (regionalização dos 65 destinos indutores do turismo e programa Caminhos do Sabor, em parceria com a Abrasel).

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