quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Projeto da Fundac é contemplada pelo Petrobras Cultural

O projeto da Fundação Municipal de Cultural (Fundac) para a gravação do CD ‘’Descendo o Sarrafo’’, pelo grupo Choro Opus Trio e convidados foi contemplado pelo programa Petrobras Cultural.

De acordo com o diretor presidente da Fundac, Roberto Figueiredo, foram 339 inscritos para o seguimento, com sete escolhidos e a contemplação demonstra a visibilidade de Campo Grande no cenário cultural brasileiro, recebendo o aval de uma empresa que investe em cultura como contrapartida social.

De acordo com um dos idealizadores do projeto e um dos componentes do Choro Opus Trio, o maestro Eduardo Martinelli, a proposta é resgatar e registrar as composições de Amintas José da Costa, o Sarrafo, que mora no litoral de São Paulo e compôs choros tradicionais, que se destacam pela melodia bastante ornamentada.

Afrodescendente, nascido em 22 de janeiro de 1919, em Aracaju, Sergipe, Sarrafo é parte da história da Música Popular Brasileira do séc. XX. O compositor e saxofonista conviveu com grandes nomes como Pixinguinha, Ari Barroso, Guerra Peixe, entre outros, com quem trabalhou em cassinos, rádios e posteriormente na televisão, veículos que tinham, à época, suas próprias orquestras. A história desses encontros fará parte do CD, como faixa bônus.

As Obras de Sarrafo já foram gravadas em 1968, mas nunca foram lançadas, pois, o estúdio da gravadora (Bemol – MG) foi fechado pela ditadura militar e todo o material recolhido. ‘’Gravar suas obras é, ao mesmo tempo, homenagem a um brasileiro de 91 anos, que dá exemplo de amor à música; resgate e registro da música do século XX, eternizando o trabalho de um excelente músico’’, destacou Eduardo Martinelli.

Também fazem parte do Choro Opus Trio, Ivan Cruz (bandolim e flauta transversal), Jairo Lara (violão de sete cordas). Participam ainda como convidados, o Quarteto Toccata (Violões) - Jardel Vinicius Tartari, Pieter Rahmeier, Rafael Salgado e Marcos Araújo -, Quarteto Reis - Newton Reis, Ricardo Reis (violinos), Ernesto Queiroz (viola), Hobedes Vieira (violoncelo) -, Myriam Hidber Dickinson, Suíça (flauta transversal), Marcos Assunção (guitarra) e Marcelo Fernandes (violão).

Nenhum comentário: