quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Fundação lança dia 15 a edição Revista cultura em MS

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura (FCMS), lança no dia 15 (quarta-feira), às 19h, a terceira edição da revista Cultura em MS.

A solenidade acontece no auditório do Sebrae/MS, à avenida Mato Grosso, 1661, na capital. Na ocasião, haverá apresentações de danças folclóricas dos grupos Tic Tac (Paraguai) e T’ikay (Bolívia), que têm por tradição difundir e valorizar as respectivas culturas dos países vizinhos em nosso Estado.

A revista Cultura em MS é uma publicação da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul destinada a registrar e divulgar as manifestações artísticas do estado, refletindo sobre a cultura sul-mato-grossense.

Com periodicidade anual e alto padrão de qualidade, foi lançada na atual gestão do governo, em 2008, e nesta terceira edição tem como tema principal “Cultura e Fronteira”, onde é revisitada a questão histórica e identitária entre o Estado e os países vizinhos, com opiniões de pesquisadores das três nacionalidades.

Estão sendo abordadas ainda: ações de difusão cultural dentro e fora do Estado; personalidades da arte sul-mato-grossense que vêm se destacando no cenário nacional e regional; notas, reportagens, crônica, entrevista e artigos que abordam arquitetura e urbanismo, teatro, dança, história, patrimônio imaterial, artes cênicas, música, artes visuais, audiovisual, artesanato, turismo cultural, receitas de pratos típicos da região fronteiriça, como a sopa paraguaia e a salteña boliviana, além de dicas culturais sugeridas por quem movimenta a cena cultural do estado.

O presidente da FCMS, Américo Calheiros, relata sobre a importância de se valorizar essa relação com os povos-irmãos que há séculos compartilham aspectos históricos e culturais sul-mato-grossenses:

“Cada vez mais temos de ter uma visão global a partir de onde estamos situados para perceber como nossas relações se desenvolvem e como podem ser incrementadas, à medida em que nos entrelaçamos mais, no sentido de ampliar horizontes e melhorar as condições de vida de todos os envolvidos nesse espaço geopolítico.

A cultura rompe essas fronteiras e promove uma integração mais sólida entre os povos. Estamos ao lado do Paraguai e da Bolívia, próximos territorialmente, mas às vezes distantes culturalmente. E essa publicação é o repensar dessas relações.”

A revista Cultura em MS tem tiragem inicial de dois mil exemplares que serão distribuídos em escolas e órgãos de cultura, associações, bibliotecas, universidades, entre outras instituições.

Estará disponível também em meio eletrônico a partir do lançamento, podendo ser acessada pelo endereço www.fundacaodecultura.ms.gov.br.

Serviço:

Lançamento da edição 2010 da revista Cultura em MS

Data: 15 de dezembro

Horário: 19 horas

Local: Auditório do Sebrae/MS – Av. Mato Grosso, 1661, Campo Grande, MS.

Nenhum comentário: