quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

FCMS inaugura a mostra MS

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), inaugura nesta sexta-feira (10), às 10h, a mostra de esculturas “Etnias de Mato Grosso do Sul”, da artesã Araci Marques Vendramini.

A exposição acontece no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559.

O trabalho de pesquisa do projeto “Etnias de MS” vem sendo realizado desde 2002. A proposta é deixar a contribuição cultural das etnias do Estado para o turismo e cultura estaduais além de fomentar nos futuros acadêmicos o estudo da rica história dos povos indígenas da região, por meio de imagens que representam suas cores, expressões e características.

“A intenção é resgatar os costumes e especificidades das vestimentas, pinturas, cocares, colares, arcos, potes, entre outros objetos”, explicou a artesã Araci Marques.

A mostra é integrada por esculturas que representam 5 etnias das 13 existentes em Mato Grosso do Sul. Ao final da exposição, as peças em argila serão doadas para o acervo do Centro Referencial de Artesanato de Mato Grosso do Sul, existente no Memorial da Cultura.

São retratados personagens dos povos Kadiwéu, Terena, Guatós, Kaiowá e Nãndedeva-Guarani. “A iniciativa apresentada pela pesquisadora é de grande relevância para a nossa cultura, pois traz permanentemente ao memorial a representação por meio da arte de diversos aspectos da cultura indígena de MS disponibilizando à população do Estado o contato com sua história”, concluiu o gerente do Fundo de Investimentos Culturais, Edílson Aspet de Azambuja.

Nenhum comentário: