quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Funesp atendeu mais 420 mil pessoas em 2010

Durante todo o ano de 2010, a Prefeitura de Campo Grande por intermédio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp) investiu em diversas modalidades esportivas.

Ao todo, foram mais de 350 eventos e aproxidamente 430 mil pessoas atendidas. Para o diretor-presidente da Fundação, professor Carlos Alberto de Assis, 2010 está sendo marcado por muito trabalho no esporte. “Começamos o ano de 2010 realizando o Mega Verão, no Belmar Fidalgo, e também o audacioso projeto 36 horas”, enfatizou.

O projeto de 2010 para a Funesp era investir em iniciação esportiva, esporte de rendimento, paradesporto, lazer e atividades para a terceira idade. Carlos Alberto acredita que esse trabalho foi bem executado. “Superamos aquilo que foi planejado e proposto.

Mas como a cidade cresce rápido e o campograndense é um povo exigente, a meta para 2011 é procurar atender o maior número de segmentos possíveis”, adiantou.

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho foi também um grande responsável em propiciar o bem estar social com a implementação de 15 academias ao ar livre, localizadas em praças e espaços arborizados da Capital. Para Carlos Assis, o maior número de pedidos realizados na Funesp hoje é para a instalação de novas academias, que devem chegar a 40 até o final de 2011.

Diversas modalidades esportivas chamaram a atenção da população neste ano entre elas as etapas nacionais de Volei de Praia e de Frescobol. Realizados normalmente em cidades do litoral, esses esportes foram muito bem acolhidos tanto pelo público e organizadores quanto pelos competidores. Para Carlos Alberto, é muito gratificante receber o feedback positivo dos responsáveis pelos eventos.

“De acordo com os dirigentes, a Campo Grande realizou a melhor etapa do circuito de Frescobol em 2010, notícia esta que nos faz trabalhar com mais garra e vontade”, comemorou.

A vinda de eventos de grande porte para Campo Grande e o sucesso desses campeonatos, possibilitaram a criação do Calendário de Grandes Eventos. Para Assis, a Capital está preparada para receber bem todas as competições, já que está localizada em uma região central, o facilita o acesso dos atletas.

“A realização de eventos é importante porque emprega e gera renda”, comentou o diretor da Funesp. Entre os grandes eventos, também foi realizado o Mundial de Motocross que lotou a cidade e movimentou grande quantidade de dinheiro nos setores hoteleiro, de bares e restaurantes entre outros.

Calendário de Corridas de rua

Juntamente com o Calendário de Grandes Eventos, outra agenda também foi colocada à disposição da população. Desta vez, os beneficiados foram os corredores de rua. Esse é o esporte que mais cresce atualmente na Capital e o incentivo à prática é responsabilidade também da Funesp.

Para Carlos Alberto, existe a necessidade do planejamento, para saber quantas e quais corridas o atleta vai participar durante o ano. “O atleta e os orgãos que dão suporte a esses eventos, como Agetran e Sesau, se organizam, além de atrair para a cidade corridas como a Volta das Nações, Corrida da Caixa e corredores nacionais e internacionais.

Projetos permanentes

Além de todos os campeonatos e eventos realizados, a Funesp também é responsável por projetos que acontecem durante todo o ano como o “Domingo na Avenida”. Idealizado pelo prefeito Nelson Trad Filho, os altos da avenida Afonso Pena ficam interditados, aos domingos, para carros e livre para as famílias e atletas realizarem sua prática esportiva.

Uma vez ao mês, acontece o “Domingo na Avenida Especial”, que tem a participação de orgãos de saúde, além da promoção de mini-campeonatos, brinquedos para as crianças entre outras atrações.

Outro projeto também que atende a população campograndense é o “Lazer é a gente que faz”. Esse ano, 18 bairros diferentes da Capital receberam o projeto que visa proporcionar lazer com atendimento social na área de saúde e informações sobre projetos sociais. Para Carlos Alberto, “é um misto de esporte, cultura e atendimento social”.

Preocupada ainda com a educação da criança campograndense, a Funesp desenvolve o projeto Atletas do Futuro e também coordena em Campo Grande o projeto do Governo Federal “Segundo Tempo”. O “Atletas do Futuro” tem o objetivo principal de formar um cidadão do bem através do esporte e, muitas vezes, acaba revelando uma estrela do esporte.

Já o “Segundo Tempo”, atende a cinco mil crianças em diferentes pólos da Capital, fornecendo lazer no contraturno do colégio. Este ano, durante as férias, foi realizado um projeto audacioso que atendeu 5.000 crianças durante uma semana.

Para o diretor-presidente da Funesp, foi um presente ver as crianças se divertindo no parque Ayrton Senna, um dos pólos do projeto. “Foi um momento de pura felicidade, de crianças que nunca tinham saído de sua rua ou bairro, que nunca tiveram tantas opções de lazer”, afirmou.

Além de todos os projetos e eventos citados acima, a Fundação Municipal de Esporte procurou atender aos anceios da população campograndense em 2010, disponibilizando nos parques atividades para as comunidades dos bairros.

“Acreditamos que em 2011 a busca pela vida saudável, através da prática esportiva, aumente. Tenho certeza que o trabalho vai aumentar e a nossa equipe estará pronta para atuar em todos os segmentos do esporte”, finalizou Carlos Alberto de Assis, diretor-presidente da Funesp.

Nenhum comentário: