quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FCMS leva concertos Música em pauta

Nos próximos dias 1º, 4 e 8 de dezembro, o governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS), realiza concertos didáticos da Orquestra Infantil formada nas oficinas de teoria musical e prática instrumental do projeto Música em Pauta, um dos contemplados do Fundo de Investimentos Culturais de 2010.

As apresentações irão acontecer na E. E. Maria Rita de Cássia (às 16 horas) e no Auditório da Polícia Militar (às 9 horas), ambos no Conjunto União e na E. E. Luiza Vidal Borges Daniel (às 15 horas), no bairro Bom Jardim.

No intuito de abrir novas possibilidades de difusão da música de concerto, a iniciativa abre uma nova perspectiva em formar futuros músicos para atuar no segmento musical. “A música, como expressão e produção cultural, além de ser uma atividade intrínseca do ser humano que se manifesta diariamente nas diferentes culturas e no cotidiano das pessoas, é uma forma eficaz de educação, pois promove inclusão da sociedade no sentimento coletivo, disciplinado e de promoção do bem estar social”, destacou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

Os oficineiros do projeto Música em Pauta são os músicos Carlos Eduardo Gomes da Silva, Ricardo Lauro Pereira, Willer Gomes da Silve e Vladimir Benedito de Carvalho, profissionais filiados e atuantes na Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul.

Eles possuem formação técnica nas áreas de regência, técnicas de ensaio, prática de conjunto e teoria musical, na especialidade de cada um. Carlos Eduardo Gomes da Silva realiza a oficina de teoria musical e Willer Gomes da Silva a de instrumentos de sopro.

Os dois músicos são regentes de Bandas e Fanfarras, especializados nas áreas de instrumento de sopro e percussão marcial. Já participaram de diversos festivais e concursos promovidos dentro e fora do Estado de Mato Grosso do Sul, onde foram vencedores por várias vezes de campeonatos de bandas estaduais e nacionais.

O professor Ricardo Lauro Pereira ministra aulas na oficina de prática de conjunto. Ele é especialista em flauta transversal, flauta doce e saxofone, tem especialização em aprimoramento de regência em corais evangélicos, capacitação na Aliança Music. Atua ainda como músico da Banda Municipal de Campo Grande e como solista em grupos da capital.

Já Wladimir Benedito de Carvalho realiza a oficina de cordas no projeto. Ele é profissional de referência do samba choro em Campo Grande, especializado em instrumentos de cordas. Ministra aulas em diversos pontos da Capital e já atuou como jurado oficial da Federação de Bandas e Fanfarras na especialidade em prática de conjuntos e percussão. Participou e foi organizador também do XVI Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical e do Congresso Regional da International Society for Music Education.

Serviço:

1º de dezembro – 16h- E. E. Maria Rita de Cássia – Conjunto União – Rua Osvaldino Mendes Rocha, 560.

4 de dezembro – 9h - Auditório da Polícia Militar – Conjunto União – Rua Diamira Alvez.

8 de dezembro – 15h – E. E. Luiza Vidal Borges Daniel - Bairro Bom Jardim – Rua das Ameixeiras.

Nenhum comentário: