sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pilotos encaram prova de fogo em Campo Grande



O evento automobilístico que reúne os carros mais rápidos e luxuosos do Brasil desembarca neste fim de semana em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Modelos fabricados pela Mercedes-Benz, Lamborghini, Ferrari, Aston Martin, Lotus, BMW, Audi, Corvette e Dodge vão passar dos 230 km/h no final da longa reta oposta do circuito Orlando Moura. Com 3.433 metros de extensão, o traçado conta com três curvas para a direita, seis para a esquerda e mescla trechos de alta velocidade e outros bastante travados.

Os considerados "carros dos sonhos" são, em média, três segundos mais rápidos que os da Copa Caixa Stock Car, graças aos motores mais potentes e ao eficiente sistema de freios. Além da exigência técnica a qual os pilotos são submetidos, a grande preocupação em Campo Grande é com o calor. Esta será a etapa mais quente do ano, com os termômetros passando dos 35 graus, de acordo com os principais institutos de meteorologia. Como se não bastasse, a umidade relativa do ar estará na casa dos 30%, o que é considerado um "estado de atenção".

Dentro do cockpit dos carros, a temperatura passará dos 70 graus, obrigando os pilotos a tomarem alguns cuidados extras. "Teremos que nos hidratar muito, evitar exposição ao sol e umidificar nossa sala de reuniões dentro do box para não termos problemas. Serão, sem dúvida, as corridas mais cansativas e desgastantes do ano", prevê o paulista Sergio Martinez, companheiro de equipe de Michelle de Jesus no carro 73 da Pink Energy. A dupla é uma das atrações do Mercedes-Benz Grand Challenge, categoria que integra o circo do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo.

Nenhum comentário: