segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Hemosul coleta 211 bolsas de sangue neste feriado prolongado



O feriado prolongado, o Hemosul (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Mato Grosso do Sul) contabilizou a coleta de 211 bolsas de sangue. Preocupada com a ausência de doações e baixa no estoque, o Centro funcionou em horário especial e contou mais uma vez com a solidariedade da população de Campo Grande.

O Hemosul não funcionou na última quinta-feira (15), Dia da Proclamação da República, mas abriu na sexta-feira (16) e sábado (17), no período das 7 às 12h. No primeiro dia a coleta foi de 102 bolsas de sangue e já no segundo foram 109 doações. Conforme a assessoria, em dias normais a média é de 120 coletas no período integral.

A preocupação do Centro era também para a viabilização de plaquetas - um hemocomponente do sangue que tem a duração de apenas cinco dias para utilização. Mesmo com uma coleta satisfatória neste feriado prolongado, as doações continuam e podem ser feitas no Hemosul localizado na avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, Centro.

Para doar sangue a pessoa deve ter entre 16 e 68 de anos de idade. No dia da doação é necessário estar bem de saúde, ter se alimentado e não ter ingerido algum tipo de bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

O doador deve apresentar um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação) no ato da doação. Jovens menores só podem realizar doação mediante autorização dos pais ou responsáveis. Mais informações pelo telefone (67) 3312-1517 .

Nenhum comentário: