quinta-feira, 8 de novembro de 2012

App do Google Maps para iPhone pode ser reprovado pela Apple


Todo o esforço feito pelo Google em colocar uma nova versão do aplicativo Google Maps para o iOS 6 pode acabar em vão. Fontes internas revelam que a companhia de Tim Cook pode não aprovar o app da rival.

Substituída pelo serviço de mapas da Apple na última versão de seu sistema operacional móvel, o Google havia afirmado que estava trabalhando em uma nova versão do seu app. O lançamento era esperado pela maioria dos applemaníacos, que receberam sob vaias o novo serviço de geolocalização da Apple.

De acordo com o jornalista Michael Grothaus, do jornal britânico The Guardian, engenheiros do Google confirmaram que estão preocupados com a possibilidade de uma resposta negativa da Apple. Uma das razões para isso é o fato de nenhum app utilizando o API do Google Maps estar sendo listado na área “Find maps for your iPhone” (“Encontre mapas para seu iPhone”), na App Store. Segundo a fonte entrevistada pelo repórter, muita gente no Google acha que isso foi um recado da Apple.

“Uma fonte do Google me disse que o sentimento é de que estes apps não têm mais propósito, já que a Apple quer promover o seu ‘produto superior’ – em um tempo onde há tanta rivalidade entre as companhias por conta das brigas de patente. Em outras palavras, não importa o quão ruim sejam os mapas da Apple, ela ainda quer que os usuários esqueçam os mapas do Google. Isso não bate com uma aprovação do app do Google Maps, diz a minha fonte”, escreveu o jornalista.

O posicionamento oficial da Apple perante a questão dos mapas, porém, é bem diferente. O CEO da companhia, Tim Cook, já estimulou que seus usuários utilizem outros serviços se não estiveram satisfeitos com o Apple Maps. Além disso, não faria muito sentido a companhia recusar o Google Maps sem um motivo claro, especialmente depois de toda a polêmica que ocorreu quando a empresa fez isso com o Google Voice.

Apesar de toda a especulação a respeito do assunto, ainda é cedo para afirmar qualquer coisa. A informação é que o Google continua trabalhando sem interrupções no aplicativo do Maps para iOS. Portanto, se não houver nenhuma complicação e caso as estimativas dos especialistas estejam certas, ele deve chegar à AppStore ainda este ano, provavelmente em dezembro. 

Nenhum comentário: