quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Culinária regional terá preferência nos quiosques da Orla Ferroviária




O Instituto Municipal de Planurb (Planejamento Urbano) e a UPPE (Unidade de Programas e Projetos Especiais) realizaram ontem (20) uma apresentação sobre a convocação de empresas e pessoas físicas interessadas em participar do credenciamento para a prestação de serviços gastronômicos de quiosques da Orla Ferroviária. Durante o encontro, foi apresentado o Plano de Revitalização do Centro, o projeto da Orla Ferroviária e as regras do credenciamento para os quiosques.

Para Marta Martinez, diretora-presidente do Planurb, como a ideia é enaltecer a cultura campo-grandense e sul-mato-grossense por meio da culinária, aqueles que trabalham com este tipo de alimento terão preferência neste processo de credenciamento. “Campo Grande é um conjunto de imigrantes, então há uma pontuação para aqueles que lidam com a culinária regional”, destacou Marta, pontuando ainda que é importante que os interessados considerem as características do lugar para o que será servido.

Segundo Luiz Henrique Coelho, da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande (Agereg), o credenciamento é algo mais simples que uma licitação e tem como objetivo ocupar da melhor maneira possível o espaço público. “No credenciamento, o poder público não se impõe”.

Ficou agendado para hoje, às 16h, em frente ao Hotel Gaspar, um encontro entre a prefeitura e os interessados, para uma visita aos nove quiosques da Orla Ferroviária. Desta maneira, espera-se que os interessados possam observar bem o local e, assim, avaliar quais pontos lhes agradam mais.

Aqueles que se interessarem devem preencher um documento sinalizando qual o quiosque deseja, a atividade que será desenvolvida e o valor que será pago por este espaço. Lembrando que o valor mínimo é mil reais. Depois, devem anexar documentos pessoais e entregar toda a documentação em envelope lacrado até o dia 27 de novembro no Planurb, que fica na Rua Hélio de Castro Maia, 279 - Jardim Paulista. No dia 20 de dezembro os quiosques já estarão abertos ao público, na Orla Ferroviária.

Mais informações, documentos necessários e critérios de seleção nos Diograndes n. 3.643 e 3.644, de 14 e 19 de novembro, respectivamente, disponíveis no site: http://www.capital.ms.gov.br/centro/downloads. Dúvidas podem ser sanadas pelos telefones: 3314-9595 (Agereg) e 3314-9997 (Semadur).
Plano de Revitalização do Centro

O Plano de Revitalização do Centro (Lei Complementar n. 161, de 20/07/2010) foi desenvolvido pelo Planurb e abrange uma área de 257 hectares (Zona Especial de Interesse Cultural do Centro - Zeic/Centro), tem um orçamento estimado em R$ 270 milhões e mais de 90 ações previstas para serem desenvolvidas ao longo de 20 anos.

Os objetivos do plano são: proteger o patrimônio histórico e cultural, valorizar o espaço público e a economia da região, fomentar eventos e atividades de lazer, além de fortalecer a administração pública, nas áreas de fiscalização e monitoramento da Zeic/Centro.

A primeira etapa da Orla Morena, a Estação Ferroviária, Praça Ary Coelho, reforma do Mercado Municipal e o projeto de adequação de publicidade “Reviva o Centro” são exemplo de iniciativas já concluídas do Plano. Estão em andamento: Orla Morena 2, Orla Ferroviária e o Centro de Belas Artes.

Nenhum comentário: