sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Projeto Almanaque Celebra dia nacional do livro na segunda




O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a UCDB(Universidade Católica Dom Bosco), recebe na próxima segunda-feira (29), às 14h30, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim, alunos do Centro Educacional Carrossel, que participarão de atividades lúdicas e pedagógicas em homenagem ao Dia Nacional do Livro.

O dia 29 de outubro foi consagrado como o "Dia Nacional do Livro" pela Lei nº 5.191, de 18 de dezembro de 1966. Foi escolhido porque no mesmo dia, em 1810, ocorreu a fundação da Biblioteca Nacional, que em sua formação inicial contava com mais de sessenta mil peças, entre medalhas, moedas, manuscritos, livros, mapas, etc.

“Livro é fonte de conhecimento e informação. É por meio dele que as ideias, os pensamentos são materializados e imortalizados, possibilitando ao leitor um universo de saber, capaz de provocar transformações e formar opinião”, analisa Juciene da Rocha Arruda, coordenadora da Biblioteca.

O Almanaque é um projeto de extensão de suporte didático desenvolvido pela UCDB em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e tem por objetivo incentivar a leitura e a escrita de crianças e adolescentes através de práticas pedagógicas como jogos, dinâmicas, música, confecção de materiais, dramatização, entre outros.

O projeto abrange alunos do ensino fundamental e médio, trabalhando as várias áreas do conhecimento. As atividades são realizadas por acadêmicos extensionistas de diversos cursos da Universidade Católica Dom Bosco que desenvolvem ao longo do ano temas ligados à sua área da graduação.

A Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaías Paim fica no segundo andar do Memorial da Cultura, na avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30. No local estão disponíveis à sociedade cerca de 35 mil títulos para empréstimo e/ou consulta.

Para se associar à Biblioteca Pública Estadual, é necessário comprovante de residência, uma foto 3x4 e documento de identidade. Mais informações nos telefones: 3316-9161 e (67) 3316-9175 .

Nenhum comentário: