terça-feira, 30 de outubro de 2012

App polêmico busca fotos de amigos com pouca roupa no Facebook



Um aplicativo para iPhone tem preocupado agências que trabalham contra exploração infantil na internet e em defesa da privacidade na rede. É o app Badabing!, que vasculha os perfis dos internautas no Facebook buscando fotos em que aparecem com "roupas reveladoras", descreve o Daily Mail.

Na iTunes Store, o mote do aplicativo é facilitar a busca por fotos de conhecidos na praia ou na piscina.

Na prática, diz o jornal, o aplicativo, à venda por US$ 1,99, usa uma tecnologia de reconhecimento de imagens para encontrar as fotos em que "aparece mais pele". Uma vez que tenham sido descobertas e reunidas, os usuários podem não só vê-las como adicioná-las aos favoritos e compartilhar com outros amigos.

O app chama a atenção para o possível uso de imagens insinuantes postadas por internautas, muitas vezes sem consciência dos perigos de compartilhar esse tipo de conteúdo na rede.

Pesquisa divulgada na semana passada pela organização Internet Watch Foundation (IWF) indica que 88% das fotos e vídeos caseiros sexualmente explícitos de pessoas jovens foram retiradas do seu site de original e publicadas em outras páginas na internet sem conhecimento dos usuários que aparecem nelas.

Foram analisadas 12 mil imagens e vídeos do gênero, presentes em 68 sites, durante 48 horas.

Conforme a publicação da IWF, enquanto os usuários usaram sites como redes sociais para publicar e compartilhar as imagens originalmente, os sites parasitas - como chamaram os pesquisadores - que replicaram os arquivos eram voltados especificamente à conteúdos explícitos.

"Encontramos muitas fotos íntimas que foram copiadas do local original e então republicadas em outros sites para formar coleções há algum tempo, mas essa é a primeira vez que conseguimos demonstrar a extensão disso", diz Sarah Smith, pesquisadora técnica da IWF.

Além disso, recentemente o site Reddit retirou do ar alguns fóruns dedicados à divulgação de fotos de mulheres desconhecidas com roupas justas ou curtas. As imagens eram publicadas sem o conhecimento delas.

De acordo com o Daily Mail, o aplicativo tem o potencial de acelerar a divulgação de imagens de menores na rede. "Infelizmente sempre haverá uma tecnologia ou dispositivo que pode ser explorado", disse um porta-voz de uma agência de proteção das crianças britânica ao jornal.

Comentários no site do aplicativo na iTunes Store também dão um parecer negativo sobre o app. "Eu acho que é um app esquisito e não quero minhas fotos usadas desse jeito", disse um internauta.

Nenhum comentário: