quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Anatel propõe que todos os celulares do país possuam nove dígitos


Até 2016, todos os números de celular do Brasil devem incorporar um nono dígito como forma de aumentar a oferta de linhas disponíveis em território nacional. É o que estipula uma proposta da Anatel que será avaliada na próxima quinta-feira (25), que prevê que a adesão ao novo padrão seja feita de forma progressiva entre os estados do país.

Atualmente, somente São Paulo é obrigado a dispor do recurso, incorporado no final de julho deste ano. A previsão é que todo o estado do Rio de Janeiro tenha concluído a transição para o novo formato até 2014, enquanto as demais localizações do país teriam até o dia 31 de dezembro de 2016 para incorporar definitivamente o novo dígito.

Até o momento, a mudança já afetou 34 milhões de linhas telefônicas, aumentando para 90 milhões as opções de combinações numéricas disponíveis (anteriormente, esse número chegava a 44 milhões). A nova regra se aplica a todas as operadoras de telefonia móvel do país, com exceção daquelas que utilizam conexões de rádio, como a Nextel.

Nenhum comentário: