quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pontos de Cultura do País se reúnem em Campo Grande

A melhor distância entre dois pontos é o encontro. Com esse pensamento o Pontão de Cultura Guaicuru realiza, entre os dias 16 e 20 de setembro, o ENCONTRO NO PONTO, painel de experiências entre Pontos de Cultura de MS e de outras regiões brasileiras com o intuito de estabelecer laços e promover relacionamentos para ampliar e fortalecer a construção da rede Cultura Viva.


Promove diferentes formas de participação através de depoimentos, demostrações, dinâmicas, palestras, debates, oficinas, mostra audiovisual, feira de produtos e manifestações culturais. Oferece Oficinas de capacitação em elaboração de projetos, rádioweb, vídeo em software livre, geração de renda e sustentabilidade. O público alvo são os coletivos de cultura, Pontos de Cultura, Casa Brasil, grupos de economia solidária, comunicação independente, associações e fundações, estudantes e interessados em multímidia, comunicação e artes.


O Ponto de Cultura não segue um padrão, nem para instalações físicas, nem de programação ou atividades. Sua marca consiste na transversalidade das atividades culturais e na gestão compartilhada entre o poder público e a comunidade. Os Pontos de Cultura devem funcionar como instrumento de estímulo e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades, desenvolvendo ações continuadas em áreas como culturas populares, grupos étnico-culturais, patrimônio material, expressões artísticas, entre outras.


De MS participam os Pontos de Cultura: Mukando Kandongo, Todas as Idades, Folclore e Tradições Paraguaias, Moinho Cultural Sul Americano, Camalote, Teko Arandu, Geração de Renda, Violeiros e Baileiros da Alvorada. De outras regiões brasileiras participam os Pontos Invenção Brasileira, de Taguatinga (DF), Cavaleiros de Jorge, de Alto Paraíso de Goiás (GO), Casa da Memória Viva Krahô, de Itacajá (TO), Espelho da Comunidade, de Santa Maria (RS), Canavial (PE), Tambores do Tocantins (TO) e Coco da Umbigada (PE), a Rede de Pontos de Cultura (MT) e o grupo de teatro Cia Navalha na Liga, Nada na Barriga (SP)


Outros grupos, entidades e comunidades culturais de Mato Grosso do Sul também participam, como as Casas Brasil do Instituto Delta de Educação, da UFGD, do Instituto Homem Pantaneiro, além da Cia Teatral Curumins, Associação dos Músicos do Pantanal, Associação Amigos do Brazil Bonito.


“Ponto de Cultura é potência com afeto”, diz Célio Turino.


O Encontro no Ponto terá a presença do secretário da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Turino, a do presidente da Fundação de Cultura de Campo Grande, Athayde Nery, . Ambos participam da mesa : Pontos de Cultura – novos paradigmas para a gestão cultural, no dia 17 de setembro, às 10h15. Após a atividade haverá a assinatura do termo de cooperação entre o Ministério da Cultura e a Prefeitura de Campo Grande para implantação de novos Pontos de Cultura na cidade.


Turino é historiador e foi o responsável pela idealização e implementação dos Pontos de Cultura no País. Recentemente, no Seminário Cultura e Protagonismo Social na América Latina, realizado em Brasília, debateu a possibilidade de implementação de um projeto piloto de Pontos de Cultura na região do Cone Sul da América do Sul.


O Encontro no Ponto é uma iniciativa do Pontão de Cultura Guaicuru e Oficina de Criação Teatral. As atividades são gratuitas e acontecem no Pontão Guaicuru e no Ponto de Cultura Mukando Kandongo . A programação completa pode ser acessada no site www.pontaodeculturaguaicuru.org.br

Nenhum comentário: