quinta-feira, 3 de setembro de 2009

FCMS inicia assessoramento do Museu Histórico de Dourados

O governo do Estado, por meio do Arquivo Público Estadual da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, realiza a partir desta quinta-feira (3) um projeto de assessoramento visando implementar o Museu Histórico de Dourados. A ação da Fundação de Cultura faz parte do projeto Pró-Memória MS, assessora a implantação e a readequação de museus em Mato Grosso do Sul.



No Museu Histórico de Dourados a Fundação de Cultura realizará inicialmente o diagnóstico da documentação museológica, do estado de conservação do acervo, do serviço educativo, do atendimento ao público e espaços internos, bem como da expografia e do projeto museográfico.



Além disso, como forma de manter o vínculo entre os entes e o desenvolvimento do Museu, o projeto prevê a formação de parcerias com entidades organizadas da sociedade civil e universidades que garantam a continuidade da reestruturação desse espaço da memória através de cursos de Introdução a Museologia, Conservação de Acervo e Educação Patrimonial em Museus.



"Queremos firmar parcerias com universidades e com organizações não governamentais para envolver a comunidade nas discussões, já que o museu é um bem público cultural que pertence a todos", explica Caciano Lima, diretor do Arquivo Público Estadual.



Pró-Memória MS



Ano passado o governo do Estado, por meio do Decreto nº 12.687, de 30 de dezembro de 2008, criou o Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso do Sul (SIEM-MS), que está bem à frente de alguns estados.



O decreto visa a sistematização e implementação de políticas de integração e de incentivo aos museus de todo o Estado, e principalmente a promoção da interação entre os museus, as instituições afins e profissionais ligados ao setor, para ao constante aperfeiçoamento da utilização de recursos materiais e culturais.



Atualmente em Mato Grosso do Sul existem 41 instituições de caráter museológico. Entre elas figuram casas de memória, museus-casa, centros de documentação e até parques ecológicos que trabalham com o tripé da museologia.



Museu Histórico de Dourados

Criado em 1977, o Museu Histórico de Dourados foi reinaugurado em 20 de dezembro de 2002 e conta com mais de 3 mil ítens expostos. Entre eles estão documentos da época da colonização de Dourados, fotografias e objetos pessoais de pioneiros como Marcelino Pires, além de móveis antigos, indumentárias, livros, revistas e um grande acervo indígena.

O Museu Histórico de Dourados está localizado na Rua João Rosa Góes, antiga sede da prefeitura de Dourados.


Nenhum comentário: