quinta-feira, 3 de setembro de 2009

FCMS participa da Feincartes com shows e exposição

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), participa a partir desta sexta-feira (4), às 15h, da Feira Internacional de Artesanato e Decoração Artesanal (Feincartes), que acontece no Centro de Convenções Albano Franco. O evento permanece aberto à visitação todos os dias das 15h às 22h até 13 de setembro e coloca em exposição artesanato, objetos de decoração, confecção e acessórios artesanais, artes plásticas de 26 países e 15 estados brasileiros. Os ingressos custam R$5. Crianças de até 12 anos acompanhadas dos pais e adultos com 60 anos ou mais pagam meia entrada.

Para a segunda edição da Feincartes, a FCMS disponibilizará para visitação e comercialização cinco stands que com a parceria de associações como a Uniart, Sinart, Fenart e Artems, irão apresentar o melhor do artesanato sul-mato-grossense. Estarão à mostra cerca de 150 produtos diversificados de 100 artesãos de todo o Estado, que têm como matéria-prima o couro, fibras vegetais, cerâmica,madeira, ossos, chifres, tecidos e outros. Entre os produtos destacam-se cestos e balaios em fibra, objetos decorativos e utilitários, bugras, negras, santos e bichos do pantanal em cerâmica, travessas e tijelas em madeira, tapetes e caminhos de mesa. No espaço mestres artesãos também estarão fazendo demonstração de seus trabalhos. “Iremos apresentar o que temos de mais expressivo no artesanato sul-mato-grossense, com a qualidade e requinte já alcançados pelos artesãos que hoje disputam importantes espaços no mercado nacional e internacional ”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

A programação musical do evento também conta com o patrocínio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que promoverá shows com a dupla Tangará e Zé Viola, o Quinteto Haendel, a banda Santo de Casa e o cantor Marcelo Dias. Todos os shows acontecem sempre às 18h.

Tangará e Zé Viola

Na década de 70, em Campo Grande, Tangará e Zé Viola, junto com os amigos Antonio Cunha L. Leite (Tonheiro), Misael Hélio Lemos e Manoel Lacerda Lima, iniciaram o Grupo musical Dimensão, que tinha o propósito ecológico e também regionalista autêntico em suas composições que falassem dos costumes e belezas naturais de Mato Grosso do Sul. A partir daí começaram a participar de vários festivais, o que lhes proporcionaram maturidade musical, e a conquista do primeiro lugar do V FESTÃO, EM 1985, festival este promovido pela TV Morena com a musica “Ainda resta uma esperança” advindo daí a gravação do primeiro trabalho: um compacto duplo na época. A partir de 2001 Tangará e Zé Viola, gravaram o CD “Ainda resta uma esperança”, com o objetivo de resgatar composições da época dos festivais. A dupla participou também do 5º Festival de Inverno de Bonito, em 2004.

Quinteto Haendel

O Quinteto Haendel, grupo camerístico de metais, com 15 anos de carreira lançou seu 1º CD, viabilizado por meio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Atualmente é integrado por André de Lima Oliveira na trompa, Claudinei dos Santos na tuba, Daniel da Silva e Marcos Xavier de Oliveira no trompete e Moisés Nogueira Xavier no trombone. No evento o quinteto executará músicas de Haendel , da música popular brasileira e estrangeira além da música regional. “Faremos uma viagem pela história da música por meio de lindíssimas composições com arranjos feitos especialmente para esta formação”, contou o músico André de Lima Oliveira.

Santo de Casa

O som da banda Santo de Casa é influenciado por incontáveis referências, que vão dos clássicos como Beatles, Pixies, The Police, The Smiths, The Cure, Rem, Mutantes, Secos e Molhados, Ramones, passando pelo Rock Nacional dos anos 80, MPB, Roberto Carlos, Tim Maia, Reggae, Ska a bandas mais atuais como Los Hermanos, Strokes, Weezer e Queens of the Stone Age. Em meio a um cenário isolado e árido no panorama musical alternativo, o Santo de Casa completa dois anos de atividades em 2008, sempre fiel ao propósito inicial de que é possível tocar e cativar o seu público cantando apenas músicas próprias. Nesse período a banda fez muitas conquistas importantes, participando de diversos eventos e dos Festivais de Inverno de Bonito e o América do Sul em Corumbá, além da gravação do CD Demo em 2007. Atualmente a banda é composta por Rodrigo Kampa (voz, violão e baixo), Villie Júnior (voz, baixo e violão), Luciana Kreutzer (voz e percussão), Franklin Brasil (voz e guitarra) e “Zig” Ronan Júnior (bateria).

Marcelo Dias


O show de Marcelo Dias mistura estilos como o Soul, MPB, Samba, Jazz e Pop. O cantor venceu diversos festivais de música no Estado, como o Festival Universitário da Canção (FUC) e o Festival da Sicredi. Participou de concursos de música nacionais, como o do programa “Ídolos”, transmitido este ano pelo canal SBT, onde ficou entre os 74 selecionados. Passou nas etapas de Florianópolis e São Paulo depois de concorrer com aproximadamente 15.000 cantores do Brasil. Sua experiência profissional inclui a música popular e a erudita. É acadêmico do Curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Participou de grupos de samba, é solista de canto lírico em orquestras e corais, gravou jingles, cantou em bandas-show, bares, cerimônias de casamento, entre outros eventos.

Acompanhe a programação:



05/09 – 18h - Tangará e Zé Viola

06/09 – 18h - Quinteto Haendel

12/09 – 18h - Santo de Casa

13/09 – 18h - Marcelo Dias

Nenhum comentário: