terça-feira, 15 de setembro de 2009

Morte de Patrick Swayze é isca para infectar PCs



Algumas horas depois do anúncio da morte do ator Patrick Swayze, analistas de segurança captaram uma primeira onda de ataques. Segundo a F-Secure, os internautas podem ser infectados ao procurar notícias sobre a morte do astro de Ghost e serem levados, aleatoriamente, a relatórios falsos

De acordo com comunicado da F-Secure, repentinamento uma janela de aviso é exibida, com o texto: "Warning!!! Yout system requires immediate anti viruses scan! Total Security can perform fast and free virus and malicious software scan of your computer". O usuário é levado a crer que seu computador está infectado (o que não é verdade) e convidado a testar o "Total Security", um falso antivírus.

Clicando em "Ok", aparece uma imagem que imita o arquivo verdadeiro. A F-Secure diz que qualquer movimento do mouse sobre a imagem dá início ao download de programas maliciosos no computador.

O site do falso antivírus aparentemente registra a cidade e o país de origem de cada conexão que recebe, e se a pessoa tenta voltar ao site, é redirecionada para uma página diferente.

A F-Secure alerta, ainda, que este provavelmente não será o único tipo de ataque a tentar usar a morte do ator norte-americano. O internauta não deve clicar em nenhum link que mensagens como esta ofereçam, além de manter um bom antivírus atualizado em sua máquina.

Redação Terra

Nenhum comentário: