sábado, 5 de setembro de 2009

MS quer FCO Itinerante do Turismo e mais atenção a pequenos

Com aproximadamente 71 mil famílias na condição de agricultores familiares, e um dos maiores potencias para o ecoturismo no País, o governo do Mato Grosso do Sul, por meio do Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (CEIF/FCO), pretende criar o FCO Itinerante para o Turismo e ampliar as ações de atendimento a agricultura familiar em 2010. A decisão foi anunciada na última quarta-feira (2), no encerramento da reunião do CEIF/FCO, na Capital.



Durante a reunião que apresentou as diretrizes e prioridades para aplicação dos recursos do Fundo para o próximo ano - presidida pela secretária da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Correa da Costa Dias – ficou estabelecido que um dos focos estratégicos será ampliar o alcance dos recursos do fundo. Tereza admite que o fundo conquistou grandes avanços no último exercício, mas, alertou, precisa avançar ainda mais, sobre tudo entre os pequenos. “O nosso desafio é ampliar ainda mais as liberações e promover o desenvolvimento entre àqueles que não tem tido acesso ao crédito”, apontou.

Na ocasião, o conselho também escutou dos demais membros representativos – composto pelo Ministério da Integração Nacional, entidades governamentais e da iniciativa privada - sugestões que deverão ser formalizadas até o dia 30 de setembro na Seprotur, para que sejam incluídas na próxima reunião do Conselho Deliberativo do Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste – CONDEL/FCO, que será realizada no Estado, em outubro.

Dentre as demais prioridades e objetivos estratégicos, estão o processo de industrialização estadual - que ampliará o esforço na diversificação e agregação de valor aos produtos agropecuários e minerais - e o fortalecimento das principais cadeias produtivas. Dentre estes setores, estão a ampliação da produção e industrialização de alimentos; a consolidação dos projetos de agroenergia; atração, expansão e consolidação de empresas nos setores florestal, confecções e turismo, que ganhará um exclusivo programa FCO Itinerante para mobilizar o setor.

“Devemos induzir o aperfeiçoamento de nosso complexo turístico e também atrair novos empreendimentos a este setor”, conclui Tereza Cristina.



Meio ambiente

O CEIF/FCO também salientou o desejo dos seus representantes em assegurar que os futuros projetos financiados pelo fundo estejam adequados à legislação ambiental, e que também, os recursos possam adequar empreendimentos já instalados às novas exigências de sustentabilidade.

Nenhum comentário: