sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Alunos do MS de participam de desafio sobre mudanças climaticas





Estudantes dos oitavos e nonos ano das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul e de outros sete estados terão o tema “Aquecimento global e as mudanças climáticas” inserido no conteúdo das disciplinas.

Os alunos vão participar do Desafio Mudanças Climáticas 2009, que tem o objetivo de fazer com que os estudantes compreendam melhor o assunto, entendendo a relação do aquecimento global com as mudanças pelas quais o planeta vem passando nos últimos anos.

Segundo a técnica em educação ambiental e coordenadora do desafio no Estado, Cíntia Possas, todas as escolas receberam dois kits para participar do concurso, que deve envolver 12 mil instituições de ensino da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

Os kits enviados para as escolas é formado por um dvd com três filmes, um Caderno do Professor – para auxiliar os educadores no trabalho em sala de aula -, quatro pôsteres temáticos e dois pôsteres de divulgação do projeto. Para confirmar a participação no desafio, as escolas devem se inscrever no site www.desafiomundancasclimaticas.com.br.

“Com o material, o professor poderá elaborar um plano de aula diferenciado para os alunos. No final do projeto, os estudantes devem tirar uma foto sobre o tema com uma legenda comentada. O educador vai escolher os dois melhores trabalhos para enviar ao concurso representando a escola. Os três primeiros colocados em cada estado ganham uma câmera fotográfica digital, o professor orientador é premiado com um notebook e as escolas recebem um data-show. Para os estudantes que ficarem em primeiro lugar nos estados ganham ainda uma viagem para São Paulo para a cerimônia de premiação e um passeio”, explica Cíntia Possas.

O Desafio foi idealizado pelo Projeto Agora, em parceria com a Editora Horizonte e com o apoio institucional das Secretarias de Educação dos oito estados participantes.

Nenhum comentário: